sexta-feira, 27 de junho de 2008

FECILCAM MARCA PRESENÇA EM ENCONTRO DE ECONOMIA

Foi realizado nos dias 26 e 27 de junho de 2008 em Curitiba, o décimo segundo encontro de economia da região sul. As áreas temáticas foram: Metodologia, História e Economia Política; Trabalho, Pobreza, Desenvolvimento Econômico e Economia Regional; Macroeconomia, Economia Internacional, Moeda e Finanças; Microeconomia, Economia Industrial, Economia Agrária e Ambiental; e Econometria, Economia Matémática e Modelagem Quantitativa

O Departamento de economia da FECILCAM se fez presente no evento tendo como ouvintes/debatedores os professores Paulo R. S. Borges e Sérgio L. Maybuk; a professora Edicléia L. da C. Souza apresentando seu artigo intitulado "Trabalho infantil e sua influência sobre a renda e a escolaridade da população trabalhadora do Paraná; e finalmente a economista formada na FECILCAM Suelen de Gaspi apresentou seu artigo em parceria com a professora Janete L. Lopes intitulado "Desenvolvimento sustentável e a revolução verde: uma aplicação dos recursos naturais para o crescimento econômico das mesorregiões do Paraná.

Além das apresentações temáticas, houve um debate envolvendo três economistas sobre a conjuntura econômica brasileira:
Neio L. P. Gualda da UEM defendeu que o governo vem conduzindo bem a política macroeconômica principalmente no controle da inflação e ressaltou que o governo terá que subir os juros porque estamos enfrentando um choque de demanda ocasionado pelo aumento de renda dos trabalhadores e pelos novos integrantes da economia beneficiados pelos programas sociais, mas ressaltou que a estabilidade macroeconômica é condição mas não o fim e que é necessário buscar sempre mais o crescimento econômico;

Por sua vez, Adelar Fochezatto da PUC/RS afirmou que estamos vivendo um choque de demanda pelo aumento da renda dos trabalhadores e dos benefícios sociais, mas ressaltou que a China e outros países emergentes estão consumindo mais produtos alimentares e isso está causando escassez de produtos. O professor afirmou ainda que o governo não deve se preocupar apenas com os juros para combater a inflação que pode ficar descontrolada, mas deve preocupar-se em criar empregos utilizando-se do bom momento do agronegócio, construção civil etc.;

Finalmente Marcelo Curado UFPR, ressaltou que o problema inflacionário é mundial e que quase nada pode ser feito no Brasil, além de aumentar a taxa de juros para conter a demanda e ressaltou ainda que o banco central deveria ter baixado bem mais a taxa de juros em períodos oportunos lá atrás e não o fez e agora pode correr o risco de ver a arrancada do crescimento diminuída mais uma vez por ter que subir os juros novamente.

No último momento do encontro foi passado um filme documentário chamado "um longo amanhecer" que é de autoria do cineasta José Mariani e que trata-se de uma cinebiografia do maior pensador da economia brasileira, o grande Celso Furtado falecido em 2004. O documentário é riquíssimo e tem além de depoimentos do próprio economista, também tem depoimentos de outros, com destaque para a polêmica, divertida e acima de tudo muito competente Maria da Conceição Tavares.

Foi um encontro maravilhoso de trocas de experiências. Eu e meu amigo professor Paulinho vamos incentivar os colegas e principalmente os alunos a participarem sempre destes encontros pois são muito valiosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.