segunda-feira, 7 de julho de 2008

MINISTRO MANTEGA DA FAZENDA ESPANTA SUPOSTA CRISE

Até que enfim o Ministro da Fazenda falou com veemência a respeito desse "aue" que a imprensa nacional está fazendo sobre a "crise" que está assolando o país com a volta da inflação.
Mantega diz: Temos condição de enfrentar a inflação sem interromper o ciclo de crescimento.
e diz também: Há um alarmismo absolutamente fora de propósito. É preciso olhar para o problema, que é sério, e dar a verdadeira dimensão".

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, participou dia 02/07 de audiência pública na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. O ministro apresentou um panorama atualizado da inflação e disse que os bancos centrais já consideram a turbulência financeira atual como a maior desde a 2ª Guerra Mundial. Mantega afirmou que a inflação no Brasil existe, mas é moderada e o governo está utilizando os instrumentos necessários para combatê-la.

Ele destacou que, devido ao choque de commodities como petróleo, alimentos e aço, apenas dois países estão dentro de suas metas de inflação, Canadá e Brasil. Além disso, a inflação dos últimos 12 meses (5,6%) é a menor entre os BRICs (Brasil, Rússia, Índia e China) e tem os alimentos como principal vetor. "O Brasil está bem situado em comparação com outros países".

Mantega lembrou que no passado, as medidas de combate à inflação desestimulavam os investimentos e diminuíam o crescimento. "Isso é um erro que nós não vamos cometer. Estamos mantendo os programas do governo e estimulando a iniciativa privada". De acordo com o ministro, não estão faltando produtos no mercado e a população não precisa fazer estoque, pois o lançamento do Plano Safra 2008/2009 vai estimular o aumento da produção e o Brasil poderá se aproveitar do problema mundial "Se tem um país que pode reagir, fortemente, ao problema mundial, é o Brasil. O Brasil já é 1º colocado em vários itens de produtos agrícolas, vamos ser ainda mais. Vamos aproveitar esses preços elevados".

Uma parte da imprensa brasileira e alguns comentaristas econômicos do "naipe" de Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão fazem cara de morte para tentar criar uma crise que não existe. Se pensassem no país diriam que realmente há um problema mundial, mas que o Brasil pode até ganhar com essa crise. Pois se o problema é falta de alimentos quem no mundo tem mais condições de produzir que o Brasil? Se o problema é falta de combustíveis quem no mundo pode produzir biocombustíveis melhor que o Brasil?

Por que eles não dão ênfase a isso? Por que será que os investimentos externos estão aumentando cada vez mais no Brasil? Estamos num modo de produção capitalista e pelo que me consta, nenhum capitalista seria idiota de investir num país desequilibrado.

Meu consolo é que quando a Mirian Leitão está falando as bobagens no Bom dia Brasil, trabalhadores e empresários já estão na luta fazendo o Brasil crescer. Quando o Sardenberg fala as bobagens dele no Jornal da Globo, trabalhadores e empresários já estão dormindo, pois em época de expansão econômica se trabalha muito e é preciso descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.