quinta-feira, 24 de julho de 2008

A TAXA DE JUROS BÁSICA AGORA É 13 POR CENTO

O Banco Central elevou a taxa de juros básica para 13 por cento ao ano. A medida é para conter a inflação inibindo a demanda. Eu particulamente penso que seja um pouco exagerada, pois quando se aumenta demais a taxa se aumenta também o total da dívida pública interna. No governo FHC a taxa chegou a 27 por cento ao ano e a dívida públilca interna explodiu a patamares assustadores. Além disso, pode prejudicar o crescimento econômico, que só se aproximou a 5 por cento neste governo e quase não havia crescido nas últimas décadas.
O Presidente LULA afirmou ontem que quem pensa que a inflação vai voltar no Brasil, pode ir tirando o cavalo da chuva, pois o governo fará de tudo para contê-la.
O mercado e os principais analistas esperavam uma alta de no máximo 0,50 por cento e eu estou querendo acompanhar o que a oposição ao governo federal vai dizer, pois ela reclama de tudo e as vezes até sem fundamento nenhum. Só falta eles dizerem agora que o governo aumentou para redondos 13 por cento para colar este número a favor de um determinado partido político do Brasil. Vamos aguardar.

2 comentários:

  1. Professor Maybuk

    Com certeza a reação da oposição vai ser negativa, pois eles estão desempenhando o papel deles de neo-liberais.

    Contudo, dois aspectos são ruins nesse cenário.

    1- Os pobres tomarem as dores dos ricos e,

    2- A especulação da mídia, que funciona como uma "dor precoce", pois se a inflação está com o índice estimado acima do teto para o final do ano, o dragão da inflação já voltou, e se os juros foram elevados para conter essa inflação que talvez um dia volte, então é melhor não se consumir mais nada. (um exemplo é a matéria do jornal nacional que mostra uma pessoa desistindo de comprar um carro porque os juros vão subir, espalhando esse pessimismo para as outras pessoas).

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo blog. Não é muito minha área, mas adicionei aos favoritos e passarei sempre para "visitá-lo".
    Abraços!
    Luiz F. Lima
    (www.baudoluizinho;blogspot.com)

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.