terça-feira, 30 de setembro de 2008

A CRISE DO CAPITALISMO E A IMPORTÂNCIA ATUAL DE MARX

Bela entrevista do historiador Eric Hobsbawm sobre o grande pensador Marx no momento em que os EUA estão enfrentando a maior crise da história depois de 1929. CLIQUE AQUI para ler a entrevista.

2 comentários:

  1. Entrevista profunda e esclarecedora. Quando você falou que era o Eric eu imaginei que fosse ele. Eu li alguns trabalhos dele e atualmente estou dando uma passada em um livro chamado "A Era dos Extremos - O Breve Século XX", onde ele apresenta, dentro de sua visão marcadamente marxista (ele também ajudou a escrever uma obra em 12 volumes sobre a história do marxismo, então ele deve entender um pouquinho do assunto!), as coisas que foram feitas em nome do capitalismo no século passado. A análise dele vai até 89, já se analisando o neoliberalismo e a globalização que estava tomando impulso naquela época. Muito bom! A propósito eu venho notando nos últimos tempos, a partir do momento em que eu comecei a coletar material para a minha monografia, que dentre os grandes pensadores marxistas da atualidade é difícil encontrar um economista. Tenho visto historiadores como o Hobsbawn, sociólogos como Imanuel Wallerstein e Giovanni Alves e filósofos, como Istvan Mezsaros; se manifestando com uma visão mais à esquerda. Já que o fenômeno da atual crise do capitalismo, mesmo que afetando as relações sociais, tem uma origem puramente econômica, eu penso que os economistas talvez estejam perdendo uma grande oportunidade de propor alternativas para uma nova economia e extirpar de uma vez por todas esse câncer que é o pensamento único. Está na hora de voltarmos a ser cientistas mais sociais e menos exatos!

    ResponderExcluir
  2. A crise financeira atual iniciada no setor imobiliário dos (EUA) causa agora sérios problemas financeiros entre as várias economias do mundo. Deixando bancos americanos à beira da falência tendo que vender estes bancos à outros maiores para não terem prejuízos ainda mais desastrosos. Fortunas que adquiriram em um esforço de vários anos de economia e investidores em ações que perdem seus capitais, tende a praticamente desaparecerem, reduzindo assim seu poder de consumo.
    Em entrevista a Marcello Musto o prof. Eric Hobsbawm, evidência o que Marx já previa a 150 anos antes, em sua publicação do Manifesto Comunista coincidindo com uma crise econômica internacional particularmente dramática em um período de uma ultra-rápida globalização do livre-mercado, marcada por uma instabilidade geral da economia capitalista demonstrando o que ele já previa naquela época, ou seja com o desenvolvimento do capitalismo em escala mundial entendendo que o nascimento de uma economia internacional globalizada era inerente ao modo capitalista de produção prevendo que este processo geraria não somente o crescimento e prosperidade alardeados por políticas e teóricos liberais, mas também violentos conflitos, crises econômicas e injustiça social generalizada. Resta apenas como economistas políticos discutirmos qual a melhor saída para conter essa crise. Será que o caminho a ser tomado possa ser uma reestruturação no sistema financeiro internacional? Até que ponto
    devemos chegar para tomar uma decisão que venha a estancar o que vem ocorrendo no chamado mercado globalizado?
    Acadêmico do 2° ano de economia
    José A. Thomé

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.