quarta-feira, 15 de outubro de 2008

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR

Hoje é 15 de outubro dia do professor, um profissional que tem suas particularidades que provavelmente outras profissões não tenham.
O professor é aquele profissional que é conhecido nos lugares, mesmo que as pessoas não saibam seu nome. Dificilmente alguém diz: Boa dia advogado, Bom dia médico, Boa economista, mas se disserem Bom dia professor está tudo certo. Ele é um profissional que ensina e ponto.
O professor é aquele profissional que faz parte da vida das pessoas. Se você comprar um objeto numa loja, por um tempo encontrará o vendedor na rua e lembrará, mas depois esquecerá. Quanto ao professor, com boas ou más lembranças você sempre se lembrará dele.
O professor é professor em qualquer nível. Não há nível mais importante, há o nível daquela etapa da vida das pessoas. No pré, lidando com aqueles toquinhos de gente descobrindo o mundo é uma maravilha; no início do ensino fundamental aquela transição do abandono do brinquedo e do início da responsabilidade; no final do ensino fundamental aquela luta da adolescência com seus prazeres e suas dores; no ensino médio a angústia da escolha da profissão; no ensino superior aquele momento novo e indescritível do mundo universitário; na pós-graduação a busca pelo aprimoramento. E não podemos esquecer os professores da APAE que as vezes passam o dia ensinando algo para uma pessoa com necessidades especiais, e no outro dia tem que ensinar tudo de novo porque a condição da pessoa faz com que ela esqueça.
O professor é importante em todas estas fases. Em maior ou menor grau, é amigo, pai, mãe, consultor, confidente. É claro que há professores de má índole, existe isto em todas as profissões, mas a maioria deles são muito bons. E podem significar muito para algumas pessoas. Qual o professor que já não ouviu de uma pessoa na rua: professor, aquelas palavras suas, naquele dia foram fundamentais para mim, mudaram minha vida. E o professor, depois de tantos anos de caminhada, não tem a menor idéia do que o cara está falando, mas sai gratificado. Valeu a pena.
O professor é aquele profissional que no Japão é o único para o qual o imperador abaixa sua cabeça em respeito a importância do mesmo. As pessoas mais importantes do mundo, todas passaram pelas mãos dos professores.
O professor é aquele no ato do magistério produz e consome ao mesmo tempo. São palavras do maior educador do Brasil e talvez do mundo Paulo Freire, no livro pedagogia da autonomia. Alguns professores podem até não admitir, mas no ato do magistério quando ele pensa que está somente ensinando, ele na verdade está também aprendendo.
O professor é aquele profissional que como as estatísticas apontam está no grupo das pessoas com mais problemas de estafa, stress, pois é uma profissão muito desgastante, mas entre 99 decepções e 01 reconhecimento e ele enche os olhos de lágrimas por este último.
Dizem que o professor é igual ao vinho, quanto mais velho, melhor. Está certo que um dia fica caduco, mas o bom aprendiz é capaz de aprender com alguém, somente sentindo a sua presença.
Este ano assisti uma seção da comissão de educação no Senado. O presidente é o incansável educador Cristovam Buarque. E ele junto de vários profissionais debatendo sobre a importância do educador, disse uma frase que eu achei o máximo: Ele, demonstrando a importância que tem este profissinal afirmou: Um professor jamais deveria se aposentar, quando chegasse a época de aposentadoria deveria dobrar o salário dele e que ele continuasse lecionando, e quando não tivesse mais saúde para ir até a escola, aí os alunos é que deveríam ir até ele na casa.
Ser professor não é ter uma profissão, ser professor é ter uma missão. Parabéns a todos os professores.

7 comentários:

  1. Grande amigo e professor Maybuk, obrigada pela homenagem, ela é para você também, profissional exemplar e que luta pela educação de qualidade e engaja-se em projetos de melhoria da comunidade.

    Parabéns!!!

    Dalva

    ResponderExcluir
  2. Parabés a você, professor Sergio Luiz Maybuk. Concordo que ser professor não é ter uma profissão, e sim, ter uma missão.
    Sucesso nessa missão...
    Com carinho
    titia Ivone Michalski

    ResponderExcluir
  3. Realmente os professores possuem uma difícil tarefa, educar. Pois muitos pais acham que o profissional tem essa responsabilidade com seu filho. Essa profissão, não valorizada merece mais atenção dos nossos governantes.
    Meu parabéns a todos os professores e que continuem firme e forte. PARABÉNS ....

    ResponderExcluir
  4. Obrigado por fazerem do aprendizado não um trabalho, mas um contentamento. Por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor; por nos ajudarem a descobrir o que fazer de melhor e, assim, fazê-lo cada vez melhor. Obrigado por afastarem o medo das coisas que pudéssemos não compreender; levando-nos, por fim, a compreendê-las...Por resolverem o que achávamos complicados... Por serem pessoas dignas de nossa total confiança e a quem podemos recorrer quando a vida se mostrar difícil...Obrigado por nos convencerem de que éramos melhores do que suspeitávamos.
    Feliz dia dos Professores!

    {Eleandro Messias de Assis}
    2ªAno do Curso Ciências Econômica

    ResponderExcluir
  5. O professor é uma figura muito importante em nossas vidas,não são tão valorizados quanto sua importancia, apos nossos pais ele é a pessoa que nos mostras que caminhos seguir, como contruir o nosso propio caminho...É Aquele que muitas vezes serve como espelho, nos o vemos la com todo o seu poder argumentativo todo seu conhecimento e almejamos ser como ele... A todos os professores meus parabens por seu empenho e determinação a nos repassar o conhecimento que você levou uma vida para adiquirir.....

    ASS:Lucas Ayres 2ºAno de Economia

    ResponderExcluir
  6. Obrigado professor!
    Por ter em mente que um dia serei gente.
    Obrigado professor pelas broncas que me deu pois sem elas não poderia chegar até aqui.
    Obrigado professor por até hoje me aturar apesar das minhas travessuras jamais deixou de me ensinar.
    Obrigado professor por entrar em meu caminho sempre me tratou com amor e muito carinho.
    Obrigado professor por sempre me ensinar por isso e outras coisas sempre irei te amar.
    Obrigado professor por me oferecer alegria, agora curta seu merecido dia. Jhonatas Santos
    Feliz dia dos Professores!

    ODAIR DOMINGOS BRANCO
    2ªANO DE ECOMOMIA

    ResponderExcluir
  7. A todos os Professores o meus parabéns não só pelo dia comemorativo, mas por toda a vida.
    E como diz aquela música:
    "Foi com você que eu aprendi a descobrir tesouros". Por tanto muito obrigado.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.