quinta-feira, 30 de outubro de 2008

2º ENCONTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARANÁ EM GUARAPUAVA

Estive de 27 a 29 de outubro de 2008 em Guarapuava, para participar do 2º Encontro de Ciência e Tecnologia do Paraná. Na ocasião a FECILCAM enviou uma caravana de mais de 40 pessoas entre professores, funcionários e acadêmicos, que na sua maioria tiveram trabalhos aprovados pelo evento.
O meu trabalho (em forma de painel) foi escrito em conjunto com o estagiário do "Universidade Sem Fronteiras" Juliano Domingues da Silva foi "A consolidação da COOPERCROCHÊ como agente de desenvolvimento social". Os demais trabalhos da FECILCAM também foram muito interessantes.
O evento contou com a presença da Secretaria de Estado, Tecnologia e Ensino Superior, Lygia Lumina Pupatto, na minha opinião a melhor Secretária da área que já tivemos, que dentre outras coisas, afirmou que o governo do Estado teve aumento de arrecadação e que serão investidos novos recursos nas Instituições de Ensino Superior.
Houve a Sessão solene de entrega do 22º Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia, nas categorias de Pesquisador Cientista, Pesquisador Extensionista, Estudante de Graduação e Inventor Independente. Também aconteceram apresentações de projetos muito interessantes, palestras, rodadas de negócios e feira das Empresas Incubadas.
Quero destacar a Palestra feita pelo filósofo e escritor Frei Betto "Universidade, Étita e Responsabilidade Social". A palestra dele foi maravilhosa e é difícil destacar os principais pontos pois foi carregada de duras críticas a todos os segmentos da sociedade, mas vou destacar alguns.
Ele criticou as Universidades considerando que as mesmas estão muitos distantes da comunidade e que a maioria dos programas de extensão não trazem mudanças significativas, porque os executores pensam somente em ensinar, em vez de tentar também aprender com ela.
Disse que a Ciência e Tecnologia é capaz de fazer coisas inimagináveis como chegar na lua, mas não consegue fazer chegar comida no estômago de milhões de pessoas que passam fome no mundo.
Criticou duramente a sociedade consumista. Criticou algumas empresas que fazem propaganda para preservação do meio ambiente mas que também são poluidoras. Fez um destaque para o Programa Big Brother chamando da maior imbecilidade da televisão brasileira.
Com relação ao Governo LULA, em que foi assessor em parte do primeiro mandato, disse que é muito melhor do que outros que já tivemos, mas está muito aquém do que ele esperava, pois não fez reformas estruturais que a sociedade precisa, principalmente a Reforma Agrária.
Disse que fé e política estão intimamente ligadas e que é seguidor de um grande político chamado Jesus Cristo, que condenou as estruturas da época, foi preso político, torturado, julgado por várias instâncias e condenado à morte.
Disse que não há pessoa neutra e que todos têm ideologia, mesmo que não saibam.
O encontro foi um grande aprendizado. E também foi muito agradável. A convivência do grupo da FECILCAM foi maravilhosa, nos divertimos muito também nos momentos de descontração.

2 comentários:

  1. E evento que vai ficar na historia da FECILCAM... varias figuras, o prefeito Nelson Tureck, governador Requião, imprensa de Campo Mourão e o professor maybuk!! rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. A Fecilcam foi bem representada neste evento. Sem contar na Alegria da Caravana! Saudades de Todos! :D

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.