segunda-feira, 13 de outubro de 2008

CURSO DE ECONOMIA DA FECILCAM EM BRASÍLIA

O Curso de economia da FECILCAM realizou com sucesso mais uma viagem técnica para a Capital federal - Brasília. Sob a coordenação e exaustivo trabalho do professor Jesus Crepaldi.
A maioria absoluta das pessoas, 24 das 28 que foram na viagem são do curso de economia de FECILCAM. As pessoas que viajaram , além do coordenador da viagem professor Jesus Crepaldi e eu professor Sérgio Luiz Maybuk, foram:Alex Alexandre de Souza, Alexandre Kamradt Smanioto, Anieli Trindade, Carla K. Favarão, David Luizette, Douglas Tadeu Vieira, Dulcileia Vitorino de Oliveira, Emeline Santiago, Everaldo U. Alves, Fernando Gonzaga Garrido Arrabal, Flavia do Bonfin Zai, Francielly do Bonfim Almeida, Jhonny Maikon da Silva, Juarez da Silva C. Junior, Karina de F. Andrade, Larissa Amorim, Luciana Liscoski de Souza, Marilene Costin Guedes, Marlene Rodrigues, Patrícia Estanislau, Paulo César Fernandes, Regiane Aparecida Abreu, Talita Selis Arantes, Tiago Luiz Gomes de Oliveira, Verônica Gomes, Viviane Ornaghi Pereira da Silva.
Também recebemos dois ilustres convidados no nosso alojamento - ENAP - Escola Nacional de
Administração Pública. Na sexta-feira almoçou conosco o economista formado em economia pela FECILCAM Antonio Ubialli que atualmente trabalha e mora em Brasília. E no sábado acompanhou o grupo nos principais pontos turísticos de Brasília, o meu filho Giordano Bruno de Oliveira Maybuk que atualmente também mora em Brasília.
Nossas atividades na capital federal (que respira as obras de Oscar Niemeyer) começaram na quinta-feira (09/10) no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, atualmente muito bem comandada pelo paranaense Ministro Paulo Bernardo. No local tivemos uma valiosa palestra com o assessor econômico e também professor universitário Elder Linton A. de Araújo que detalhou a estrutura do Ministério, a importância dos economistas para o mesmo e também comprovou com números a boa gestão econômica atual do governo federal.
Ainda na quinta-feira visitamos a bela catedral de Brasília que é indescritível em beleza.
Na sexta-feira de manhã, visitamos Senado Federal e a Câmara dos Deputados e tivemos informações importantíssimas sobre os locais onde são criadas as leis que regem a nação. Nas sextas feiras de manhã, há somente seções para pronunciamentos dos parlamentares. Haviam pouquíssimos parlamentares nas duas casas e infelizmente nenhum paranaense para receber a nossa comitiva.
Na sexta-feira à tarde visitamos o Museu do Banco Central, onde há pepitas de ouro de vários tamanhos, moedas de todos os países, mapas, maquetes da história econômica brasileira ao longo dos séculos. Ficamos sabendo também do prejuízo aos cofres públicos que os próprios brasileiros dão ao país, por não cuidarem com carinho das cédulas de papel que precisam ser substituídas antes do prazo normal da vida útil e cada substitução tem custo. Aprendemos também que a casa da moeda no Brasil fabrica além do dinheiro nacional, moedas de outros países e também uma série de documentos de difícil falsificação.
No sábado de manhã, visitamos o mirante que tem 70 metros de altura em que é possível ver a cidade de Brasília de lá. Depois, ainda de manhã, tivemos o privilégio de ver um espetáculo gratuído nas ruas da Esplanada dos Ministérios, em que reuniu 40 mil pessoas para ver a demostração de um carro de corrida da fórmula 1.
No sábado à tarde, fomos visitar o museu JK - em homenagem ao grande brasileiro e construtor de Brasília Juscelino Kubitschek de Oliveira e também por extensão à grande mulher, sua esposa Sara. Posteriormente, visitamos o limite de segurança do Palácio da Alvorada - Residência oficial do Presidente da República. Na sequência atravessamos a pé a passarela de 1.300 metros da Ponte Juscelino Kubitschek e para encerrar o dia demos uma passada rápida no luxuoso Templo da LBV.
No Domingo de manhã, antes de iniciarmos nossa viagem de volta, conhecemos intertamente o Palácio do Planalto. Para mim, particularmente foi a melhor visita, pois os demais locais eu já conhecia em função de visitas anteriores. No Palácio do Planalto recebemos valiosas informações de toda a rigidez de segurança e cerimonial e tivemos uma aula de civilidade. Adentramos em todas as salas, inclusive nas três principais: Sala onde o Presidente da República recebe os convidados; Sala de Reunião onde se reúnem todos os Ministros de Estados e outras vezes todos os Governadores de Estado e a Sala principal do Gabinete da Presidência, esta somente pelos vidros, mas que pôde ser fotografada na íntegra.
Foi uma viagem técnica especial e agradável. Quero aqui fazer um agradecimento especial aos acadêmicos de economia Everaldo, Carla e Talita que fizeram os meus registros fotográficos que em breve publicarei no Blog.
Quero finalmente dizer que todos os colegas do ônibus, inclusive os dois motoristas foram muito companheiros, mas desejo dar um destaque a três pessoas que para mim marcaram a viagem: O professor Jesus que organizou e comandou a viagem num trabalho de meses de muita responsabilidade; o nosso locutor oficial o Juarez que tomou conta do ônibus, informando pelo microfone as orientações do professor Jesus, animando o grupo sempre que possível e inclusive chamando todo o grupo para as orações tanto na saída de Campo Mourão para Brasília, quanto na volta. E finalmente a acadêmica Karina, grávida de 7 meses que enfrentou 36 horas de ônibus, participou de todas as atividades, inclusive atravessando a passarela de 1.300 metros.
Informo também que quando eu tiver as fotos em mãos publicarei no Blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.