quarta-feira, 1 de outubro de 2008

PESQUISADOR RENOMADO AUXILIA GRUPO DE PESQUISA NA FECILCAM

PESQUISADORES MAYBUK, IVONETE, DALVA, LUCIMARA E NAIR
PESQUISADORES DALVA, LUCIMARA, NAIR E MARCOS SAQUET (PESQUISADOR CONVIDADO)

No dia 06 de setembro de 2008, a FECILCAM por meio do primeiro grupo de pesquisa da Instituição – Estudos Regionais: Geo-histórico, sócio-cultural, econômico, educacional e ambiental – recebeu o pesquisador Marcos Saquet , que veio contribuir com o grupo a respeito da publicação de um livro e rumos das pesquisas de modo que possam ter um enfoque interdisciplinar.

O professor Marcos Saquet disse ser graduado em Ijuí, Rio Grande do Sul, em Geografia pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1990) durante um período em que o materialismo histórico dialético era muito forte na formação; mestre em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Fez doutorado sanduíche na Università Ca Foscari di Venezia e pós-doutorado no Politecnico e Università di Torino .
Atualmente é professor da UNIOESTE, Campus de Francisco Beltrão, possui vários orientandos de mestrado e doutorado, é pesquisador e consultor da CAPES/CNPQ e Fundação Araucária. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Epistemologia da Geografia, Geografia Econômica e em Geografia Agrária atuando, principalmente, com os seguintes conceitos e/ou temas: território e territorialidade; indústria e arranjos locais; desenvolvimento territorial; agricultura familiar e migração.
Participa do Grupo de Pesquisa:Estudos Territoriais do qual é líder na UNIOESTE e do Grupo de Pesquisas Análise Territorial Regional da UEL. É parecerista de diferentes periódicos nacionais ranqueados pela Capes.
A contribuição do referido pesquisador foi de fundamental importância para no nosso grupo de pesquisa, que aliás é o pioneiro na Instituição e tem como linhas de pesquisa: Educação Ambiental; Estudos de Elementos da Paisagem; A Gestão Ambiental, Sociedade, Economia e Trabalho.
Nós vamos publicar um livro provavelmente no início do ano que vem, em que cada pesquisador escreverá um capítulo referente suas pesquisas. Grupos de Pesquisa na Instituição são fundamentais para melhorar a avaliação da mesma, bem como angariar recursos para novos projetos e pesquisas.
Participaram da reunião além do pesquisador Marcos Saquet, Áurea de Andrade, Fernando Facini, Rosângela Pontilli, Fabiane Nagabe, Edcléia Lopes Cruz Souza, Sérgio L. Maybuk, Ivonete de Almeida Souza, Nair Massoquim , Lucimara Liberali, Dalva Helena De Medeiros. Outros pesquisadores que não puderam comparecer, mas que fazem parte do Grupo: Ana Paula Colavite, Zueleide Casagrande De Paula, Mário De Lima, Yeda Maria Pavão e Zilda Ferreira Leandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.