sexta-feira, 28 de novembro de 2008

MINHA CHEFE DE DEPARTAMENTO

Hoje (28/11) estive em Maringá-Pr juntamente com o professor Tito Alfaro Serrano e pude ter um dia muito proveitoso, no qual tive três momentos de grande satisfação.
No primeiro momento foram as orientações que recebi do meu professor orientador da minha dissertação de Mestrado, com o professor Fábio Dória Scatolin que já foi Presidente do CORECON - Conselho Regional de Economia - Estado do Paraná, e que atualmente é professor do departamento de economia da UFPR e também o maior especialista paranaense de APLs - Arranjos Produtivos Locais, que é minha área de estudo para concluisão do Mestrado.
No segundo momento foi assistir uma bela palestra no auditório de pós-graduação em economia da UEM, com o palestrante professor pós-doutor Ramon Vicente Garcia Fernandez - Coordenador dos Cursos de pós-graduação em economia da Fundação Getulio Vargas de São Paulo. O conteúdo abordado foi a metodologia em economia, em que ele retratou que nenhuma área ou linha de pensamento da economia deve ser mais importante que a outra. Afirmou que o ideal é que o bom pesquisador deve saber respeitar as demais áreas e destacou que o uso de modelos econométricos e forte base estatística devem ser apenas meios ou instrumentos, mas nunca o fim em si mesmos como parece haver em muitos trabalhos acadêmicos em economia.
No terceiro e talvez o mais gratificante foi observar que dentro do auditório de pós-graduação em economia da UEM há uma grande placa contendo os nomes dos alunos que fizeram parte da primeira turma de mestrado em economia da UEM, e eis que com muito prazer pude observar o nome: Janete Leige Lopes e para quem não sabe é da minha atual Chefe de Departamento.
A professora Janete é para mim uma grande pioneira. Ela foi minha professora ainda quando era colaboradora, depois prestou concurso para o departamento de economia e eu logo que me formei também prestei concurso e tornei-me colega de profissão. Posteriormente ela foi a primeira professora do meu departamento a fazer mestrado e fez na UEM. Depois foi a primeira professora a fazer doutorado no meu departamento e fez em uma das melhores Universidades do país que é a ESALC no estado de São Paulo. Foi muito gratificante para mim ver aquela placa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.