segunda-feira, 3 de novembro de 2008

OBAMA OU MACCAIN

Amanhã, 04 de novembro será a eleição nos Estados Unidos, e por ser na maior potência do mundo todos estarão antenados. Eu particularmente não gosto do sistema de votação nos EUA, para mim não é totalmente democrático, pois já aconteceu de candidato na soma geral, ter mais votos e não sair vencedor, mas quanto a isso, deixemos que eles se entendam com os problemas deles que nós nos entendemos com os nossos.
Quanto a saber qual dos dois será melhor para o Brasil é difícil e não vamos nos enganar. Qualquer que seja o vencedor tratará dos interesses deles e não do resto do mundo, aliás penso que todo o governante deve primeiramente pensar no seu país, no seu povo e depois discutir questões internacionais.
Me lembro de um texto que li sobre o Cristovam Buarque numa conferência nos Estados Unidos em que um determinado cidadão disse que a Amazônia deveria ser do mundo e não do Brasil. E ele respondeu que o dia em que qualquer pessoa do mundo tiver acesso a todas as coisas do mundo, entrar em qualquer país sem dificuldade, ele poderia concordar que a Amazônia poderia ser do mundo, mas enquanto isso a Amazônia é dos brasileiros.
Quanto a eleição americana, embora sem muitas ilusões, estou torcendo para o Obama, primeiramente para derrotar de vez o atual Presidente, que aliás teve sua eleição questionada quanto a soma correta de votos. O atual Presidente americano, para mim é tão cruel e sanguinário quanto o próprio Sadam que ele mandou matar. E o outro motivo, penso que seria muito interessante ver um Presidente negro na Casa Branca. Isso é bom para a democracia.
Um negro nos Estados Unidos, um operário no Brasil e um indígena na Bolívia. Independente do que as pessoas achem sobre estes mandatários, o importante é a possibilidade de que qualquer pessoa de qualquer etnia, cor, sexo, opção sexual e origem econômica possa ser eleita democraticamente pela maioria do seu povo.
Vamos aguardar para ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.