terça-feira, 16 de dezembro de 2008

MAIS UM DIA DE PESQUISA E APRENDIZAGEM

Hoje (16/12/08) na continuidade de minha pesquisa de mestrado visitei quatro empresas e pude constatar a tamanha dificuldade que é conduzir um empreendimento, mas também entendi que pode ser uma fonte de realização e deve ser muito gratificante.

A primeira empresa foi a Deshydrater do empresário Marcelo de Mello Nogueira, que é uma indústria de produtos farmacêuticos . Ele foi muito atencioso respondendo meu questionário. Relatou-me a grande dificuldade de se manter uma indústria do referido ramo, pois é fiscalizada permanentemente pela ANVISA – Agência de Vigilância Sanitária.

Depois da entrevista pude conhecer toda a indústria e recebi um catálogo dos protudos da linha farmacêutica e linha hospitalar, totalizando 60 produtos. A indústria produz: ácido bórico, água boricada, água oxigenada, álcool tradicional e de cereais e iodado, alumem de potássio, amoníaco líquido, azul de metileno, benzina retificada, bicabornato de sódio, carbonato de cálcio, citrato de ferro, cloreto de magnésio, enxofre ventilado, formol inibido, glicelina bi-destilada, hipossulfato de sódio, óleo de amêndoa doce, óleo de copaíba, óleo de rícino óleo mineral, permanganato de potássio, tópico almotolia, sal amargo, sal amoníaco, solução hipossulfito de sódio, tintura de iodo, vaselina líquida e sólida, violeta genciana, solução fisiológica, água purifica, talco para luvas.
Todos esses produtos produzidos em Campo Mourão e são vendidos para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A visita na Deshydrater me fez lembrar os meus sete anos em que fui auxiliar de farmácia na cidade de Roncador e eu já havia vendido vários daqueles produtos.

A segunda empresa também de propriedade do empresário Marcelo de Mello Nogueira é a Terra embalagens que faz parte do APL de Campo Mourão, pois fornece embalagens para a própria Deshydrater e atenderá em breve outras empresas que necessitarem das referidas embalagens.

A terceira empresa visitada no dia de hoje foi a Fundição Albatroz do empresário Moacir Pereira de Lima, que também fui muito atencioso respondendo meus questionamentos.

A empresa dele que possui um site: www.fundicaoalbatroz.com.br , faz serviços de fundição onde utiliza de coquilha, areia verde e cold box e transforma sucata selecionada ou ligas de alumínio em peças de vários tamanhos. Na parte da ferramentaria confecciona moldes para a transformação de termoplásticos, do projeto ao produto final.

A empresa já desenvolveu e executou produtos na área odontológica, automativa, purificadores de água, frascos, etc. E vende para o Brasil todo.

A última empresa do dia foi a Solcris do empresário Edson Luiz Borsato. Os serviços prestados é de soldas em alumínio, magnésio, aço inox e outros metais. E o seu principal cliente é a empresa Cristófoli. Além de responder aos questionamentos que fiz aos demais empresários, ele me apresentou toda a área da empresa e informou-me detalhadamente a evolução do produto que fornece ao seu principal cliente.

Sem dúvida foi um dia muito produtivo e gratificante para mim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.