segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PADRE ADEMAR DE OLIVEIRA LINS

Hoje 08/12/08 faço uma pequena homenagem a um grande homem, um grande religioso, um grande lutador. Estou me referindo ao Padre Ademar de Oliveira Lins, que está completando nesta data 25 anos de sacerdócio.

O Padre Ademar para mim, significa muita coisa, muito além das grandes homilias que eu assisti tanto quando morava em Roncador-Pr, quanto as vezes que assisti aqui na Catedral de Campo Mourão-Pr, cidade que eu passei a residir a treze anos, embora quis o destino que nascesse aqui em 1968.

O Padre Ademar foi marcante no início da minha caminhada para a Faculdade, pois para que eu pudesse chegar até Campo Mourão era necessário que tivesse transporte. E naquela época não tínhamos e por meio da grande liderança desse grande religioso, convencemos um grupo de empresários da cidade e adquirimos um ônibus e criamos a OEAR – Organização dos Estudantes Acadêmicos de Roncador, que aliás existe até hoje.

O Padre Ademar foi marcante na vida pessoal, porque ajudou a diminuir a grande timidez que me atrapalhou e ainda atrapalha um pouco. Foi por meio dos trabalhos da Pastoral da Juventude na cidade e na zona rural e principalmente pelas elaborações e leituras de liturgia na Igreja, que eu pude desenvolver algumas aptidões reflexivas. E quero destacar que o Padre Ademar permitia que eu mais alguns colegas, principalmente meu Compadre Antonio Minuk vinculássemos cada leitura da Bíblia, no combate das mazelas que existiam naquela cidade.

O Padre Ademar foi marcante naquela época para mim e um grupo grande de universitários. Ele nos dava total apoio. Fizemos Campanhas do Agasalho, participamos em reuniões na Câmara de Vereadores, participamos de festivais de música sacra, visitamos acampamentos dos Sem Terras.

O Padre Ademar foi marcante para mim, pois me proporcionou uma viagem fantástica para São Paulo, onde fomos comemorar o dia 01 de maio de uma forma diferente. Ficamos num Seminário onde estavam alojados diversas pessoas do Brasil inteiro, e eu tive o privilégio de assistir uma celebração com o maravilhoso Cardeal Dom Evaristo Arns, aquele que lutou arduamente contra o terror da ditadura militar e que fez o prefácio do Livro “Brasil nunca mais” (obra que deveria ser obrigatória em todos os cursos a partir do ensino médio).

O Padre Ademar foi marcante para mim, porque me fez entender sob uma ótica cristã, a tamanha desigualdade social existente no nosso Brasil tão rico e tão miserável ao mesmo tempo. Na época, a parte progressista da Igreja Católica trabalhava nas comunidades de base a Teologia da Libertação, a qual infelizmente, na minha opinião, não tem mais a mesma força. E para entender as questões latino-americanas o padre me deu uma Bíblia em março de 1992, que tem nos rodapés dos capítulos, reflexões à luz dos problemas específicos do referido continente.

O Padre Ademar foi marcante para mim, porque em 1994 me deu um livro chamado “Teologia e Economia” do autor Jung Mo Sung que afirma em certo trecho: “A questão econômica se torna central nas reflexões e a críticas à idolatria do mercado e à racionalidade que a fundamenta passam a ser uma das primeiras e principais tarefas da teologia, em particular da leitura da teologia da libertação”. Por coincidência estamos vivendo no mundo o “estrago” oriundo do endeusamento do mercado por si só comandando a economia, sendo necessário agora o desespero e o pedido de todos para que o Estado ajude a por ordem na bagunça.

O Padre Ademar foi e é marcante para mim, porque é polêmico, porque denuncia, porque não tem medo e porque tem inimigos, e convenhamos, num mundo tão desigual, toda a pessoa que combate o bom combate e luta para alterar estruturas sociais injustas, necessariamente arranja inimigo, e como disse o Frei Beto outro dia numa palestra que assisti em Guarapuava, Jesus Cristo não morreu de pneumonia, morreu porque fez política decente, aliás, como diz Aristóteles, todos nós somos seres políticos, queiramos ou não.

Por fim, querido Padre Ademar a Diocese de Campo Mourão tem uma vaga especial para ser preenchida que é a de Bispo e eu espero que ela seja ocupada por você. Parabéns e continue incomodando.

Um abraço do seu fã Sérgio Luiz Maybuk.

2 comentários:

  1. Sergio, muito bem lembrado a importancia que o Padre Ademar teve em nossas vidas. A maioria das pessoas aqui de Roncador que tiveram a feliz oportunidade de conviver com o Padre Ademar, hoje, passado alguns anos, tem uma visão melhor e mais critica do mundo, onde a maioria delas não aceitam certos fatos, não ficam indiferentes a determnadas situações. Eu, sou uma das pessoas que participaram dos projetos da Pastoral da Juventude na época. Sinto-me honrada e orgulhosa por ter participados dos projetos, que ministradas por Jovens da época, como Você, nosso querido amigo João Lessa, o Sebastião Lara, o Toninho meu Irmão, nosso Prefeito Iliseu Puretz e tantos outros jovens que fizeram história na Pastoral da Juventude. Fico um tanto quanto triste, por ver a maioria dos jovens de hoje não se preocupando com questões e fatos erroneos que acontecem e nao se preocupam em cobrar de alguem, ou pelo menos sentir-se indignados com tal situação. Graças a Deus, alguns jovens ainda tiveram a sorte de participar da formação de lideranças, de grupos de reflexões, de projetos de leitura, e por muitas vezes, pelos nossos irmãos, (Toninho) nos pegando no pé para que lessemos um livro por mês, para termos uma visão diferente da vida. Muito boa essa Homenagem sua ao Padre Ademar... poderia haver muitos Padres Ademar na vida das pessoas, principalmente dos jovens... Abraço.. Marinês

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem? Procurei no Google pelo nome do Pe Ademar para tentar encontrar o endereço dele e encontrei seu post, parabéns pela homenagem que vc fez, ele realmente merece. Se você ainda tiver algum contato com ele e que possa me passar eu agradeceria muito. Ha muito tempo fui embora do estado do Paraná e acabei perdendo contato com ele e agora estou de volta, e no dia 14 de Abril desse ano, meu filho mais velho vai se casar, e antes de eu ganhar meu filho, o Pe Ademar, que era muito íntimo da família me pediu que passasse lá para que ele desse a benção antes do parto. E agora, nesse passo tao importante que meu filho vai dar, que é o matrimônio gostaríamos que ele estivesse presente. Se ainda tiver algum contato e puder me passar eu agradeço de coração!
    Att,
    Marta Capaci

    email para contato: marta.capaci@gmail.com
    telefone: 44 9146 9290

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.