quinta-feira, 12 de março de 2009

BANCO CENTRAL DO BRASIL CORTOU 1,5 PONTOS NA TAXA BÁSICA

Até que enfim o Banco Central do Brasil, que é muito conservador, deu um corte significativo na na taxa básica, passando de 12,75% para 11,25%, mas há espaço para cortar mais, pois a inflação está controlada e a economia precisa ser aquecida. Além disso, a taxa de juros básica, apesar de ser a mais baixa dos últimos dez anos ainda é uma das mais altas do mundo. CLIQUE AQUI para ver matéria.

Um comentário:

  1. Caro Professor, primeiramente queria parabenizá-lo sobre o trabalho divulgado no blog, e em seguida queria fazer um comentário sobre a reportagem de hoje 17/03 do Bom Dia Brasil "Globo", sobre as mudança na remuneração da caderneta de poupança.
    Devido ao corte na taxa básica de 1,5 ponto, a poupança voltou a ser um bom negócio; antes os fundos de investimentos eram mais remunerados que a poupança, mas hoje isso mudou.
    Se a remuneração continuar como está, com a poupança rendendo mais que alguns fundos, pode haver uma grande quantidade de dinheiro parado, sem pagar imposto ao governo. A caderneta não paga imposto de renda, e o governo também tem queda na arrecadação.
    São os reflexos da crise financeira. A turbulência obrigou o Banco Central a baixar os juros para estimular o consumo. Com a taxa em queda, aplicações como os fundos de investimento se tornam menos atraentes, porque o rendimento varia de acordo com o valor dos juros. A poupança é como um porto seguro: não depende do humor do mercado e tem renda fixa. Quanto menores as taxas, maior a chance de a poupança ultrapassar o rendimento de outras aplicações financeiras.
    É bom para o pequeno investidor, mas ruim para a economia. O dinheiro não circula. Os recursos vão só para a área de habitação para financiar a casa própria, o que agrava a dificuldade dos bancos em oferecer outros empréstimos. O governo perde, porque não cobra imposto de renda sobre o dinheiro depositado nas cadernetas.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.