quarta-feira, 30 de setembro de 2009

TEXTO DIRETO DOS EUA 2

Recebi outro email da nossa ex-aluna de economia Cristina Kaminski que está morando nos EUA. Dessa vez ela assistiu a uma entrevista com o Presidente Obama sobre e economia, traduziu a mesma para que eu pudesse publicar na íntegra abaixo:


Late Show With David Letterman 09/21/2009 .

O Presidente falou do G20 (Group of Twenty Finance Ministers and Central Bank Governors) – que é o Grupo de Vinte Ministros das Finanças e Governadores do Banco Central. Formado das 20 maiores economias que văo se reunir em Pittsburgh esta semana para relembrar as reuniões que eles tiveram durante o ano e para ter certeza que todas as economias estão funcionado em conjunto para voltar a prosperidade global da economia. Coletivamente, as economias G-20 compreendem 85% do produto interno bruto global, 80% do comércio do mundo (que inclui a UE intra-trade) e dois terços da população do mundo.

How is the economy? Como está a economia?

Esta melhorando, nós estamos vendo alguma estabilidade nos mercados que caíram, nós também estamos vendo que estão tendo investimentos, que as companias estão melhorando. Mas a gente não está fora da recessão ainda “We are not out of the woods yet”. As coisas ainda estão bem delicadas, a maioria dos economistas pensam que não vamos começar a crescer ate o mês que começa (4th quarter), pela primeira vez. Mas o problema que nós temos, ou o maior problema que nós temos agora é o emprego que está bem devagar “employments lags”.

Mesmo quando as empresas começam a investir, elas não começam a dar emprego rapidamente, e obviamente as pessoas passam por uma dificuldade grande por causa da perda do emprego. Isto significa que “the housing market” a casa de mercado continua fraca e significa também que as pessoas estão tendo dificuldades de pagar as próprias contas.

Quando a gente vê que a recessão está terminado um pouquinho ou modificando – e ainda existem 15 milhões de pessoas sem trabalho neste país, e você (Presidente) ja falou que eles não empregam imediatamente, será que essas pessoas vão ser contratadas pelas companias que eles trabalhavam antes ou elas vão ter que procurar um emprego novo?

Mesmo quando a economia estava indo bem, uma das melhores coisas sobre a economia dos Estados Unidos é que ela é “Dinamic” dinâmica, então as pessoas começam o seu próprio negócio, mudam para empregos melhores, decidem se mudar para outros Estados procurando por novas oportunidades. Sempre tem pessoas que vem e vão em termos de emprego. O presidente usou a expressão “Turn Over in terms of Employement” que quer dizer que pela dinâmica da economia as pessoas não tinham dificuldade de mudar de emprego, ou de mudar de Estado, porque os que iam achavam empregam lá, e as que ficavam ou chegavam acham empregos aqui (Cristina).

Agora o problema é que nos perdemos muitos empregos nos últimos um ano e meio, quando eu assumi a presidencia nós estavamos perdendo 700.000 mil empregos por mês. Agora tentar recuperar todas as perdas que aconteceram durante o ano passado vai levar um tempo, nós vamos ter que crescer numa velocidade maior. A expressão “We are going to have to grow at a much faster clip” que quer dizer, o crescimento está devagar, nós temos que aumentar a velocidade do crescimento para podermos nos recuperar (Cristina).

“The single most important task for my administration and my economic advisors is this - How we make sure that we put people back to work?” A coisa mais importante para a minha administração e para os meus conselheiros da economia, é de como a gente coloca as pessoas de volta para trabalhar? Agora, tem algumas áreas que por exemplo “Clean Energy” (Clean Energy é qualquer forma de energia que causa pouco ou nenhum dano ao meio ambiente), que tem um potencial grande, todos em prédios nos Estados Unidos provavelmente podem usar algumas modificações para fazer a energia ficar mais eficiente, isso daria de volta trabalho a mais ou menos 1000 trabalhadores, por isso que falamos tanto sobre “Clean Energy”.

Quando você (Presidente) estava tentando se eleger para presidente, você tinha alguma idéia de que na sua mesa você encontraria essa informação de que 700.000 mil empregos estavam desaparecendo por mês?

Não, até que eu peguei o trabalho (ou seja depois que o Presidente foi eleito), “They give you a white envelop and say congratulations” eles te dão um envelope e diz parabéns, o Presidente falou brincando. Eu acho que ninguém se deu conta até que Lihman Brothers faliu no ano passado, ninguém imaginou que as coisas podiam se tornar tão ruins como elas se tornaram. Eu não diria que ninguém se deu conta, teve algumas pessoas de longe que sabiam que a bolha ia estorar. O Presidente usa uma essa expressão de que a bolha esta para estorar algumas vezes na entrevista “The bubbles is about to pop”.

Mas mesmo antes da crise, o que nós sabiamos é que, não estavam sendo produzido s ou criados empregos com um salário alto. E a economia estava crescendo rápido somente para 1% das pessoas (Ricos), mas os outros 99% a renda e sálario ficaram basicamente (flat) estáveis.

Então parte do que a gente precisa fazer agora é recuperar a economia, o presidente usou a expressao “Firmer Footing” que quer dizer, criar um fundação sólida onde pessoas ordinárias possam ver a renda delas crescerem, onde elas possam mandar os filhos para a Faculdade, que possam também pagar sua casa própria, seu carro. Isso é uma coisa que você (Letterman) viu nas últimas décadas, que a economia não estava indo – A economia era uma bolha, que era boa somente para as pessoas ricas e ruím para as pessoas ordinárias (classe trabalhadora).

Voce está satisfeito com o nível do estímulo da economia está funcionando?

Bom, o que a gente sabe é que se não fosse pelo estímulo você veria ou teria visto de um a dois milhoes de empregos perdidos, ou a possibilidade de ser pior. Então definitivamente o estímulo funciou para retardar a recessão.

Agora a próxima fase é garantir que nós re-construímos, rodovias, pontes, hospitais, e escolas. Tambem criar um jeito de garantir que a energia funcione melhor, garantir que a internet possa penetrar mais dentro do país. Tudo que a gente fizer agora, começa a nos colocar num caminho longo, mas que vai nos lever a crescer. Nós sabemos que isso vai levar um tempo.

Mas uma coisa que eu quero que o povo Americano entenda é que levou anos para a gente entrar no buraco que estamos, nós fomos atingidos muito forte, nós perdemos 5 trilhões de dólares por causa da dessa crise, nós não vamos nos recuperar na virada da noite, o desemprego ainda vai continuar um grande problema por pelo menos mais um ano. Se nós estudarmos, mantermos uma direção, fazermos o que temos que fazer, então estou confiante que com o passar do tempo nós vamos voltar mais fortes do que eramos antes.

O Presidente Obama está tentando fazer o mesmo que FRD (Franklin Delano Roosevelt) fez quando tivemos a “Grande Depressão” que foi iniciar projetos públicos para criar mais empregos. Presidente Obama está se direcionado mais para o lado da tecnologia e a conservação de energia, mas com o mesmo objetivo de criar empregos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.