domingo, 7 de março de 2010

BELO TEXTO DO GILMAR SILVA

Li no site Boca Santa o comentário abaixo sobre a Política Nacional, escrito por Gilmar da Silva que eu não sei quem é, mas concordo plenamente com ele e resolvi publicar o texto na íntegra.

Política nacional


Caros leitores, têm certos políticos que acham que toda população são uns ignorantes políticos, vejo certos discursos e fico pasmo. A maioria da população sabe que em 1998, já no final do primeiro mandato do FHC, o Brasil estava quebrado. Recorreram ao FMI e ‘nos emprestaram’ US$42 bilhões, aí o governo tucano fez a reeleição.

No início de seu segundo mandato a farsa apareceu, eles tiveram que liberar o câmbio, e pela primeira vez, fazer um esforço fiscal. O FMI impôs um superávit primário de 3,5%, mas o PSDB e o DEM acharam mais fácil aumentar os impostos em 3,5%, e dessa maneira em vez de fomentar, se desconstruiu o crescimento econômico.

Depois tentaram repassar a responsabilidade toda para o governo Lula. Depois da eleição a inflação bateu na casa dos 28%, se Lula tivesse titubeado ela tinha estourado lá para cima. Na verdade, essa era a esperança do PSDB e do DEM, eles tinham deixado uma bomba prestes a explodir e, se explodisse, eles achavam que seriam chamados a consertar os estragos.

Eles quebraram a cara. O presidente Lula radicalizou a política. O Meireles, presidente do Banco Central aumentou os juros para 26%, o Palocci subiu o superávit para 4,8% e, em sete, oito meses, a expectativa de inflação já tinha voltado para 6% ao ano. O governo do PSDB e DEM se apoiou em teorias falsas. O Lula conseguiu fazer o equilíbrio.

Os programas do PSDB e DEM são teorias econômicas que, tratam o mercado de trabalho como se trata o mercado de parafusos: se sobra vai para o estoque, se sobra mão de obra vai para o desemprego. Para o PSDB e o DEM, a teoria econômica serve unicamente para o desenvolvimento. Para eles, o desemprego não existe. O desemprego é apenas um ataque de vagabundagem do proletariado. Tanto que eles erraram e as urnas corrigiram.

O PSDB e o DEM alegam que a justiça social começou na era FHC. Só que os cientistas econômicos do PSDB e do DEM nem sequer acreditam que exista justiça social. O Premio Nobel em economia provou para eles que isso é uma grande bobagem. Qual é a solução dos cientistas? Se eles estão sendo colocados para fora, (os desempregados), logo essa é uma forma muito eficiente de aumentar a renda per capita. Eles que morram.

Nós precisamos de uma sociedade justa e isso só o Estado pode produzir. O único bem público que só o estado pode fazer: aumentar a igualdade de oportunidades. Isso significa que cidadania não depende de berço, cor, religião ou região que nasceu. Diz-se que o mercado é uma corrida. Logo presume-se que corredores tenham duas pernas e partam do mesmo lugar. Gilmar Silva

8 comentários:

  1. Aproveito param indicar um livro do Marcio Pochmann, chamado DESENVOLVIMENTO E PERPECTIVAS NOVAS PARA O BRASIL, da Cortez Editora, lançado agora em 2010...

    ResponderExcluir
  2. E mais uma vez dizem que o Lula fez tudo certo e o FHC tudo errado, todo governo tem pontos positivos e negativos, ficar exaltando o Lula como se ele fosse um Deus perfeito também é uma forma de enganar o povo.

    ResponderExcluir
  3. SE PENSAM QUE SÓ O ESTADO PODE PRODUZIR UMA SOCIEDADE JUSTA, DEVIAM MORAR NA CHINA OU EM CUBA,
    PORQUE É MUITO FÁCIL VIVER FORA DE UM REGIME TOTÁLITÁRIO E FICAR DIZENDO QUE SÓ O ESTADO RESOLVE.

    ResponderExcluir
  4. O Lula dizia que no governo dele não tinha inflação, agora teve? Esse é o governo Lula, sempre com contradições e explicações fajutas.

    ResponderExcluir
  5. O que tem a ver o governo FHC com o DEM? Isso é discurso de pessoa completamente aloprada.

    ResponderExcluir
  6. Agora vão dizer que a justiça social começou no governo Lula? Transformar o Bolsa-Escola do governo Fernando Henrique em Bolsa-Família do governo Lula é fazer justiça? Simplesmente trocou o nome do programa criado pelo FHC e diz que criou. Desse jeito é fazer ser indicado, ser homenageado e receber prêmio, só colhendo o que foi plantado pelo antecessor.

    ResponderExcluir
  7. NO FINAL DO MANDATO DO lULA SURGIU O ESCANDALO DO MENSALÃO E AINDA ASSIM ELE FOI REELEITO, COMO SEMPRE A SUJEIRA FOI VARRIDA PRA BAIXO DO TAPETE. TODA VEZ QUE SURGE UMA ACUSAÇÃO DIZEM QUE É INTRIGA DA OPOSIÇÃO E SE ALGO SAI ERRADO É CULPA DO GOVERNO ANTECESSOR, É MUITO FÁCIL GOVERNAR ASSIM, NUNCA ASSUMINDO NADA E SEMPRE CULPANDO OS OUTROS.

    ResponderExcluir
  8. Voce viu Maybuk, eu nem precisei dar meus palpites, mas o pessoal que fez alguns comentários demonstraram que nem toda população está satisfeita com o Lula e seus companheiros. As vezes fico questionando será que essa popularidade que "dizem" que o Lula tem é a realidade.
    Outra coisa, se o Lula sempre critica os governos anteriores, porque será que ele não abriu mão do plano real e lançou um plano melhor?? Já que tudo que ele faz é sempre melhor que os outros fizeram, então, deveria mudar tudo o que o outro governo havia deixado.
    Sempre ele fala que o FHC privatizou as empresas a preço de banana, mas se analisar friamente, foi uma coisa boa, pelo menos não tem as empresas públicas para servirem de cabide de empregos para essa turma(quadrilha) do PT limparem os cofres. E mesmo assim o Lula está sempre dando um jeito e criando cada vez mais os cargos de confiança para aqueles "companheiros" de sempre..
    Abraços...

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.