domingo, 21 de março de 2010

ESCLARECIMENTO AO SR INTERNAUTA ANÔNIMO

Estou muito feliz com o sucesso do Blog, principalmente quando há comentários, mesmo que sejam totalmente contrários ao meu pensamento, afinal de contas, estamos em uma democracia. Só não publico comentários com ofensas principalmente de anônimo, que não sei porque motivo não se identifica.

Eu não respondo questões sobre denúncias disso ou daquilo contra o governo federal, porque não entendo da área jurídica e muitas vezes porque são infundadas e até criadas pela grande imprensa. A revista Veja (se é que dá para chamar de revista, pois faz tempo vem perdendo a credibilidade pela manipulação de matérias ) fez publicação de capa contra o PT outro dia e foi totalmente desmentida pela justiça. Outras as vezes as denúncias têm fundamento mas cabe à justiça julgar e punir os culpados.

Com relação à algumas questões econômicas, quando tenho conhecimento até respondo. Num dos comentarios sobre a estratosférica popularidade do Presidente Lula, apareceu um comentário atravessado (na matéria não tinha uma linha sobre dívida externa), pedindo para eu explicar porque se diz que o Brasil pagou a dívida externa, sendo que o próprio Banco Central divulgou relatório no final do ano com uma dívida externa de U$ 202,5 bilhoes.

Explicação: Em primeiro lugar a dívida externa de um país não é necessariamente toda ela do governo brasileiro, as vezes grande parte dela é das empresas privadas do país que precisam ser avalizadas pelo governo. Em segundo lugar a dívida externa existe, acontece que pela primeira vez na história do Brasil, graças ao Presidente "analfabeto" as reservas internacionais são superiores ao montante da dívida, isto é, de acordo com o Banco Central em 18 de março de 2010 as reservas somam U$ 243 bilhões menos os U$ 202 bilhões têm uma sobra de U$ 41.

No mais, só tenho a agradecer a participação de meus internautas, principalmente aqueles que se identificam. Eu tenho alunos que sabem o que é democracia e mesmo quando são totalmente contrários aos meus pensamentos fazem comentários no Blog. Afinal de contas, discutir política é igual a discutir futebol, cada tem seu partido (time) e a discussão deve ser salutar, sem ressentimentos e inimizades.

4 comentários:

  1. Você estã certo Maybuk, não precisa ofender para defender uma opinião. Mas você também fica escrevendo que o FHC vai cortar os pulsos, achei um comentário de mal gosto e totalmente desnecessário.

    ResponderExcluir
  2. “Tá lôco, sô!”


    Fico me perguntando: até quando os que auto-intitulam “intelectuais” vão ostentar essa arrogância em relação ao presidente Lula?! É sempre a mesma ladainha: o homem não tem Ensino Médio, é um “analfabeto”, é paternalista, tem a língua presa, blá... blá... blá!!!
    Gente, esta na hora de mudar o disco!
    Não seria bem mais fácil admitir que: nunca antes na história deste País um presidente teve tanta popularidade?... Nunca antes na história deste País o Brasil esteve tão bem divulgado no exterior?... Nunca antes na história deste País, os investidores estrangeiros viram com tão bons olhos a nossa economia?
    Vamos lá meu povo, já passou da hora de parar de lamentar, e admitir que com este governo, o Brasil enfim está no rumo certo!


    Parabéns professor Maybuk pelo blog!
    Precioso espaço democrático para quem aprecia uma boa leitura.


    Abraço.

    Adelmo L. Nunes (Economia - Fecilcam)

    ResponderExcluir
  3. Maybuk,

    Além das informações prestadas por ti, é interessante ressaltar que o Brasil pagou sua dívida histórica com o FMI (aliás, se tornou, inclusive, credor do dito órgão). As vezes pode haver uma confusão entre pagamento da dívida externa com o pagamento da dívida com o FMI.

    Abraços,

    Anderson Marcondes

    ResponderExcluir
  4. Danieli C.Bagatin ECONOMIA31 de março de 2010 às 10:35

    É impressionante saber que algumas pessoas..(anomimos)ainda não se conformaram em ter um presidente "sem diploma"como disse Jose Serra em um debate nas eleições anteriores, e se não bastasse, ainda de esquerda.Os anonimos não se conformam com os projetos de distribuição de renda e igualdade social, como por exemplo o projeto "FOME ZERO",uma das primeiras medidas tomadas pelo presidente e sem dúvida um dos programas que marcaram seu governo, esses comentarios só pode surgir de uma pessoa que nunca passou fome na vida e claro a igualdade social lhe incomoda..........

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.