segunda-feira, 29 de março de 2010

O AVANÇO ECONÔMICO PASSA PELAS MULHERES

Muito interessante a matéria sobre o desempenho das mulheres no campo da economia,tanto administrando os seus lares no caso das mais pobres (ou empobrecidas), quanto no caso das mulheres que gerenciam empresas. CLIQUE AQUI para ler a matéria.

4 comentários:

  1. josimara kellen de camargo7 de abril de 2010 às 09:40

    É maravilhoso ver o reconhecimento pelo papel que a mulher vem cada vez mais ocupando na sociedade e principalmente na economia. Cada vez mais as mulheres destacam-se nas universidades, nas indústrias, nas artes e na política, impulsionadas pela liberalização dos costumes e por fatores econômicos. São notáveis as transformações vindas da trajetória do movimento de mulheres. Contudo as relações sociais ainda são desenvolvidas sob a influência de valores e condições desfavoráveis à plena emancipação feminina, e isso é comprovado por estatísticas que demonstram que, no mundo do trabalho, ocorre o fenômeno denominado "segregação ocupacional por sexo" que consiste na dificuldade de acesso das mulheres ao exercício de profissões tradicionalmente masculinas e quando essas alcançam determinadas profissões, muitas vezes são remuneradas desigualmente em relação ao sexo oposto. Vamos chegamos lá, já conquistamos muito e cada dia que passa, conquistamos mais nosso espaço.

    ResponderExcluir
  2. Patricia Apª Nunes do Carmo. 2º Economia.11 de abril de 2010 às 14:23

    Realmente as mulheres sempre desempenharam um papel de fundamental importância na economia dentro de seus lares, por exemplo ao decidirem como utilizarem da melhor forma possivel seu orçamento para satisfazerem todas as necessidades de sua casa, que não são poucas. Mas com todas suas conquistas, hoje em dia seu papel vai muito além de uma boa administradora de seu lar, longe de mim desmerecer essa função, que nós sabemos que não é fácil. As mulheres tiveram inúmeras conquistas profissionais, demonstrando sua competência, reflexibilidade e sensibilidade no mercado de trabalho, se tornando profissionais dedicadas e competentes, merecidamente reconhecidas como por exemplo a Maria Fernanda Ramos Coelho, que exerce a presidência da Caixa Econômica Federal, que é um cargo de confiança, ocupado somente por indicação do Ministro da Fazenda, o que nos demontra o reconhgecimento de seus esforços e competência. E ainda digo mais que sabe, se muito em breve uma mulher não consegue chegar a presidência do nosso país!!!

    ResponderExcluir
  3. Francielly Ap° da Costa. 4° Economia15 de abril de 2010 às 13:38

    Cada vez mais mulheres conquistam papéis importantes na sociedade que antes pertenciam apenas aos homens. Quem imaginou que a mulher conquistaria tamanho espaço no Mercado de Trabalho? Se perguntarmos para nossos avós, com certeza foi surpreendente o avanço. Algumas décadas atrás ainda haviam cargos jamais ocupados por alguém do sexo feminino, restritos aos homens e distantes dos desejos e pretensões femininas. Diante de uma sociedade machista a mulher se reprimia e se limitava à vida materna, coberta por um véu de incapacidade colocado por nossos ascendentes e por uma falta de crença em si mesmas. Porém, mesmo em tempos atuais, ainda vemos muitas mulheres buscando esse véu; enquanto outras despertaram por conta da nova realidade. Mais há de se convir que tal crescimento do número de mulheres, ocupando cargos no governo, nas empresas, comércio e hospitais é um progresso valioso para um mundo que busca igualdade e evolução. Apesar de todas as críticas por conta de convicções sociais, quanto a visão familiar; a mulher diante de toda a sua versatilidade e de um histórico massacrado pelo poder masculino, vem levando a nova condição com categoria e garra. Não se calam e acrescentam com sensibilidade e força, situações antes guiadas pela visão masculina. Estatísticas demonstram que o progresso da mulher no mercado de trabalho cresce todo ano o que parecia impossível hoje em dia tornou-se realidade o avanço das mulheres.

    ResponderExcluir
  4. Daniela Olivia Mariot - 4º Economia28 de abril de 2010 às 14:01

    A mulher até pouco tempo considerada frágil e submissa, agora passa a ser reconhecida e valorizada como guerreira, competente, promissora, que faz acontecer. É de extrema necessidade esse reconhecimento, uma vez que nós mulheres hoje ocupamos papéis de protagonistas na história da vida.História essa que tem várias versões, vários enredos, mas não menos bem interpretados. É visível o ingresso das mulheres em áreas até então exclusivas ao sexo masculino. Talvez pelo fato de gerenciar os gastos domésticos a Economia seja um setor onde mulheres, hoje, ocupam cargos de grande importância. E essas conquistas não param por aí, há de vir muitas outras.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.