quinta-feira, 17 de junho de 2010

COMENTÁRIOS ACADÊMICOS - PATRICIA CRISTINA MORIGI KUCZKA

Pedi aos meus alunos do 2º de economia - disciplina economia política - para que escrevessem um texto com comentários sobre o primeiro bimestre. Alguns textos ficaram bem interessantes outros menos, mas vou publicar todos com o passar dos dias de forma aleatória, para que seja bem democrático.

ACADÊMICA: PATRICIA CRISTINA MORIGI KUCZKA

O material apresentado nas aulas de Economia Política do primeiro bimestre, ministrada pelo professor Sérgio Luiz Maybuk, trouxe a tona muitas questões que muitos de nós, enquanto acadêmicos do curso de Ciências Econômicas, não havíamos refletido, ou até mesmo não sabíamos sobre questões da sociedade.


Encontramos sempre em nosso cotidiano pessoas de esquerda e de direita – em algumas vezes a maior parte – sem ter consciência sobre as divergências entre ambas. Que os de esquerda são aqueles que procuram o bem estar da sociedade, priorizando uma igualdade de oportunidades entre a população, criando blocos e partidos com a finalidade de criar programas que possam vir a melhorar as condições de vida dos menos favorecidos.


Enquanto que os de direita enfatizam que a amenização entre as diferenças nas classes sociais depende unicamente do esforço e métodos utilizados pelas pessoas para alcançarem seus objetivos. Segundo estes ainda as pessoas não são iguais, então nada mais lógico do que hajam as diferenças entre elas, ou seja, as oportunidades nunca serão iguais, é a lei do Darwinismo social; quem pode mais chora menos.


Cabe a nós como futuros profissionais na área de uma ciência social a decisão de como queremos no posicionar perante as concorrências da sociedade e se buscamos resolver as diferenças com a razão ou com a emoção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.