quinta-feira, 17 de junho de 2010

TEXTO DO ECONOMISTA JULIANO ARAUJO

JULIANO ARAUJO - ECONOMISTA FORMADO PELA FECILCAM - CLIQUE NA FOTO PARA AMPLIAR

Recebi por um email um texto do meu ex aluno Juliano Araújo que pediu para que eu publicá-lo.

Quero destacar que pode haver parte do texto que eu não concorde e portanto as colocações no mesmo são de inteira responsabilidade do autor e não manifesta necessariamente minha opinião a respeito.

Estou publicando porque penso que é muito interessante existirem ex alunos nossos com a coragem de manifestarem suas opiniões sobre a nossa região.

Política Regional
Escrito pelo economista Juliano Araujo

Os Municípios que integram as micro-regiões 12 que corresponde a Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e 17 que corresponde a Associação dos Municípios do Centro do Paraná (Amocentro) têm atualmente cerca de aproximadamente 650 mil habitantes e que possuem 41 Municípios de pequeno e médio portes sendo 25 deles na Comcam e 16 na Amocentro e que se encontram atualmente numa situação de atraso econômico, social e humano.

Pois a maioria dos municípios que integram essa região tem problemas semelhantes, apesar de serem municípios com grande produção agrícola e pecuária são carentes no setor de industrialização, o que faz com que tenham de enfrentar problemas de subdesenvolvimento econômico, social, humano e político. Devido ao fato da falta de representatividade política nas esferas Estadual e Federal.

Além de tudo em grande parte dos municípios que integram essas micro-regiões Comcam e Amocentro têm ou tiveram representantes políticos com capacidade limitada para conseguirem administrar seus municípios e promoverem o desenvolvimento econômico e social que a região necessita. O fato de nossos municípios estarem sendo mal administrados ao longo dos anos, muitas vezes se dá por escolhas errôneas por parte dos eleitores que elegeram e elegem pessoas despreparadas aos cargos tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo. Fato este que levou muitos municípios da região a apresentarem Índices de Desenvolvimento Humano – IDH muito baixos, devido à falta de investimentos nas áreas como saúde; educação; saneamento básico; habitação; infra-estrutura e geração de empregos e renda.

Um dos fatores de maior relevância do atraso político regional que enfrentamos atualmente é o fato de não elegermos representantes genuinamente da nossa região. Pois ao votarmos em candidatos de outras partes do Estado estamos automaticamente contribuindo para o nosso atraso. Porém nós cidadãos de bem que moramos na região e que amamos nosso lugar temos que dar um basta a esses políticos pára-quedistas que só pousam em nossos municípios de quatro em quatro anos somente para conquistarem o voto de nossos cidadãos com promessas jamais cumpridas.

Temos o dever de começarmos a lutar por nossos ideais, sejam eles políticos, sociais ou humanitários. Devemos nos mobilizar e ajudarmos na conscientização de nosso Povo com relação à política seja ela municipal ou regional. Pois se quisermos tirar nossos municípios da atual situação que se encontram temos que mudar nossas atitudes e incentivar as pessoas de bem e capacitadas a participarem mais ativamente do processo político em nossa região e em nossos municípios, fazendo com que os cidadãos honestos possam substituir os eventuais corruptos em suas determinadas municipalidades.

Entretanto se agirmos com consciência política poderemos em breve corrigir os déficits sociais e econômicos da região, elegendo políticos sérios, honestos, competentes e que tenham amor pelos seres humanos e não apenas pelo dinheiro público. Pois temos condições de elegermos em nossa região aproximadamente de 5 a 7 Deputados Federais e de 5 a 8 Deputados Estaduais, pois temos eleitores suficientes para podermos eleger bons representantes e que possam nos ajudar a transformarmos nossa região que hoje se encontra em situação crítica em uma região de progresso e de desenvolvimento através de políticas sérias com práticas inovadoras que possibilitem a industrialização dos nossos municípios e a melhora nas condições de vida de nossa gente.

Pois é lamentável que atualmente tantos recursos sejam desperdiçados e tantos recursos deixem de vir para nossos municípios por falta de profissionais capacitados na elaboração de projetos, recursos estes que estão parados no Governo Federal e que não podem chegar até nossos cidadãos sem que sejam corretamente requisitados.

Precisamos dar um basta nessa situação indesejável que se encontram nossas micro-regiões, devemos nos mobilizar e mobilizarmos todos os cidadãos de nossos municípios a discutirem questões que envolvem diretamente o futuro deles, de seus filhos e netos. Devemos buscar dados concretos de fontes fidedignas que possam nos auxiliar no entendimento das questões políticas de nossos municípios e levarmos ao conhecimento de todos os cidadãos questões sobre a arrecadação e o destino dos recursos que nossos municípios recebem tanto do Governo Estadual quanto do Governo Federal.

Pois se agirmos dessa forma estaremos minimizando cada vez mais o problema da corrupção que assola nossos municípios e que é o grande causador da elevação do índice de pobreza e da redução do IDH dos municípios da região. Façamos nós um pacto de lealdade com nossos valores, princípios e com nosso caráter e sejamos instrumentos não de valorização pessoal e sim de promotores do bem estar social e econômico de nosso Povo.

O que nós cidadãos das micro-regiões da Comcam e Amocentro devemos propor a nossa sociedade é simplesmente a reafirmação dos nossos compromissos com os ideais de liberdade e combate as desigualdades econômicas; sociais; étnicas e regionais; com o desenvolvimento sustentável e a conservação da biodiversidade; com a democracia; a ética pública e o combate à corrupção; com o fortalecimento e a autonomia dos movimentos sociais; com a inclusão social; a proteção e o fomento da diversidade cultural; e com a superação de todas as formas de preconceito e discriminação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.