quinta-feira, 15 de julho de 2010

MAIS UM DERROTA PARA OS LIBERAIS

Quem me conhece sabe que sou um economista político intervencionista e que combato o liberalismo econômico. Quando houve a crise financeira no final de 2008, me diverti em ver os liberais serem obrigados a ver os governos dos grandes países nacionalizando bancos para tentar salvar o sistema financeiro.

Hoje eu acompanhei uma notícia que demonstra mais uma derrota dos liberais. O senado americano aprovou uma série de regras por meio de uma reforma financeira, que limitará a ação dos bancos e permitirá intervenções mais consistentes do governo americano. CLIQUE AQUI para ler matéria.

Um comentário:

  1. Olá Economista Político INTERVENCIONISTA (seja lá o que for que esse "intervencionista" queira significar)...

    Não sei se sou contra o liberalismo econômico, sei que sou contra essa "coisa" política e econômica que estamos vivenciando no momento. Acredito que estamos em um limbo político e econômico que faz com que a maior parte das pessoas se mantenha apática ao contexto atual.

    O fato é que, política e economicamente, tanto a esquerda quanto a direita (se é que ainda podemos dar essa classificação atualmente) não deram resposta clara, objetiva e satisfatória à tal crise de 2008.

    A dita "direita" ou os ditos "liberais" ou ainda os ditos "neoliberais" foram incompetentes em dar soluções, em consonância com seus ideais, para a crise.

    E a dita "esquerda" ou os "sociais democratas" ou ainda os ditos "sei lá que termo mais ainda possam ter", também se mostraram incompetentes em dar respostas à crise, perdendo um grande oportunidade política e econômica de mostrarem (e não apenas dizerem) que há alternativas.

    Ou será que podemos dizer que a política econômica brasileira é o grande exemplo da esquerda em resposta à crise?

    Bom, esse é um debate que deveríamos ampliar em nosso meio, colega Maybuk, não acha? Por que não estimular essas discussões em debates, palestras, seminários? Pense aí...

    Agora gostaria de que clicasse no link abaixo. Ele dá acesso a um editorial da Carta Capital sobre o seu desafeto Serra e a relação que mantêm com a imprensa, com jornalistas e também tece críticas às grandes empresas da comunicação. Isso sim é um exemplo de crítica bem construída e que apresenta argumentos lógicos e não espalhafatosos. Esse tipo de crítica convence. Não aquelas do tipo "PIG" "o que o PIG faz", "o que o PIG deixa de fazer", "olha como o PIG age"... blá... blá... blá... Ou então como aquelas do tipo "série by by Serra", ou aqueles e-mails sobre guerrilheiros, assassinos, etc, etc, etc...

    http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=16791

    Abraços.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.