terça-feira, 27 de julho de 2010

TRABALHO SOBRE A AIDS EM CAMPO MOURÃO

A jornalista da Fecilcam Larissa Menezes; Ana Carla Poliseli do Jornal Tribuna do Interior; Paula de Assis Fernandes do Jornal Correio do Cidadão; Ana Lucia Cardoso enfermeira e atual Secretária da Saúde de Campo Mourão; e Cleverson de Lima Designer Gráfico estão fazendo um projeto digno de aplausos referente aos portadores de AIDS em Campo Mourão. Eles criaram um blog que está entre os destacados do meu no lado direito da página principal.

Solicitei para a minha amiga Larissa que escrevesse um pouco sobre o projeto e estou publicando para os meus internautas na íntegra seu relato:

Ontem fizemos o nosso primeiro contato com o pessoal. Foi bem bacana, bem diferente do que imaginávamos. Sobre esse primeiro encontro, fizemos uma postagem no nosso blog: http://umolharsobreaaids.blogspot.com/

Fizemos esse blog justamente para escrever sobre o projeto, para deixar ali, arquivado, nossas impressões. Acreditamos também que é uma maneira do pessoal nos acompanhar, uma forma dos mourãoenses verem onde está o dinheiro deles, afinal, é o imposto da população de CM que está garantindo o desenvolvimento de nosso projeto, que foi aprovado este ano pelo Fepac.

Se puder divulgar o blog, agradecemos, porque também é uma maneira de interagirmos com as pessoas e quem quiser nos ajudar com informações ou outros dados, estamos aceitando. Abaixo, um pouco sobre o projeto:

Escritoras: Ana Carla Poliseli (Jornal Tribuna do Interior); Larissa Bortolli Menezes (Fecilcam) e Paula de Assis Fernandes (Jornal Correio do Cidadão).

Nosso principal objetivo com este livro-reportagem é trazer ao município, além de informações sobre a doença, uma obra com linguagem diferenciada, produzida por profissionais da área de jornalismo (não há publicação desses profissionais em CM). Para tanto escolhemos o formato de livro-reportagem que se baseia em dados, fatos e personagens reais, apresentando o assunto com grau de amplitude superior aos dos veículos de comunicação, como jornais e revistas, por exemplo.

Lembramos que o livro-reportagem difere dos demais livros quanto ao conteúdo, que corresponde ao real, ao factual, não à ficção. Assim sendo, exige veracidade e verossimilhança na escrita, tanto na linguagem quanto na montagem e edição do texto, uma vez que, apesar do teor literário presente no mesmo, seu caráter essencial é eminentemente jornalístico (linguagem simples, exata, concisa). Quanto à função, por se tratar de um trabalho jornalístico, corresponde ao mesmo: informa, orienta e explica. Pela sua característica de aprofundamento em um tema, o livro-reportagem acaba transformando-se num instrumento complementador e extensor do jornalismo. E nós acreditamos na função social do jornalismo que é informar e abordar questões pertinentes à população. Poucas são as informações que se tem sobre a Aids, que neste ano de 2010, completa 30 de existência.

Optamos por este tema, porque sempre que se pensa em cultura, esquece-se que a saúde pública faz parte da mesma. Então, percebemos a necessidade da materialização do produto citado, pois o registro deste pode promover, futuramente, um melhor entendimento do tema no município, além de colaborar com estudos em outras áreas.

Outra motivação é exercer a função social do jornalismo além da redação, proporcionando à comunidade mourãoense não só uma obra técnica, com números e dados, mas sim com histórias de pessoas que estão inseridas, seja por ser portador, profissional ou familiares destes, no contexto da Aidas no município. Ressaltamos que além de linguagem escrita, nosso livro-reportagem contará com fotografias, com as quais pretendemos expressar nossas opiniões, nossas perspectivas em relação aos nossos entrevistados.

Além de nós, jornalistas, participam do projeto a enfermeira e secretária da saúde de CM, Ana Lucia Cardoso, que tem sua dissertação de mestrado na área e mais de 15 anos de atuação profissional com a doença no município e na região. Também, participa o designer gráfico Cleverson de Lima, que está nos ajudando nas filmagens de nosso futuro documentário sobre o tema.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.