quinta-feira, 3 de março de 2011

ANTECIPAÇÃO AO DIA DA MULHER

Estava pensando o que escrever para homenagear as mulheres no próximo dia 08 de março e resolvi meu problema hoje, quando testemunhei um momento de rara beleza, com uma colega de trabalho da UEPR/Fecilcam.

Carlos Aleixo, Amauri e Eu, fomos surpreendidos pela professora Edcleia Basso que chegou radiante de alegria e disse que queria ganhar um abraço de três pessoas que gostava muito, pois hoje estava de aniversário completando 58 anos de uma vida bem vivida.

Confesso que atualmente é raro ver pessoas, principalmente mulheres (que ainda são muito discriminadas), transbordarem-se em felicidade da forma que vi na professora Edcleia hoje.

A professora estava radiante e tem razão de estar. Com 58 anos, está linda de rosto, linda de corpo, esbanja alegria, é bem sucedida profissionalmente e parece que vai ganhar de presente um(a) neto(a) ainda hoje.

A Edcleia é um exemplo para todas as mulheres e os homens. Enquanto algumas pessoas da nossa sociedade perdem preciosos tempos de suas vidas arquitetando maldades para destruir outras pessoas e ficando feias externamente (quem pratica maldade aos poucos vai ficando meio morto-vivo e fisicamente débil) a Edcleia faz projetos um atrás do outro na sua profissão e na sua vida e é bem sucedida por isso e vai ficando sempre bonita.

Enquanto algumas pessoas da nossa sociedade estão morrendo em pé, não por doença, mas por falta de humor, excesso de bebida, excesso de cigarro, considerando tudo difícil, com dificuldade para sorrir, com falta de cuidado com o corpo, com falta de perspectivas, com dificuldade de fazer amigos, sentindo inveja ou raiva de tudo e todos, a Edcleia é o próprio entusiasmo. Se um dia alguém desejar uma definição da palavra entusiamo além daquela que vem do grego "sopro divino", pode chamar de Edcleia Basso que ficará ótimo.

Enquanto alguns professores vão para as salas de aulas e demais trabalhadores para suas ocupações como estivessem indo para um matadouro, a Edcleia Basso vai para sala de aula cumprir mais uma missão diária com muita alegria.

A Edcleia Basso nos disse hoje que chegou aos 58 anos de uma vida bem vivida e que não se arrepende nada. Isso é maravilhoso e oxalá que mais pessoas tenham o mesmo privilégio principalmente na UEPR/Fecilcam que precisa de gente radiante para levar em frente a empreitada do ensino superior, público, gratuito e de qualidade para mais e mais pessoas e contribuir no desenvolvimento da nossa região.

Parabéns Edcleia pelo seu aniversário e obrigado pelo belo exemplo de vida que nos dá.

6 comentários:

  1. Maybuk, linda homenagem. Essa professora deve realmente ser muito especial, e tenho certeza que é um dos melhores presentes que ganhou hoje. Não melhor que o neto, claro! ;)
    E preciso concordar com você sobre pessoas que vão se tornando feias porque não conseguem administrar bem aquilo que precisam e arquitetam maneiras de acabar com um trabalho bem feito... Inveja é assim mesmo, é como dizem, quem pode, pode, quem não pode... faz o que dá, né!?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. De Montréal, Canada, Bon Aniversaire Edcleia.
    FELIZ ANIVERSARIO...professora Basso...Beijo

    Gilles Vallée

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada, Maybuk. Este foi, de fato, um presente muito lindo, inédito e inesperado. Você consegue enxergar a alma, a essência das pessoas, por isso as torna mais lindas do que são. Suas palavras conseguiram retratar exatamente o que eu sinto. Sabe, tem pessoas que nao gostam de lembrar que fazem aniversário e menos ainda gostam que saibam a sua idade. Eu, no entanto, tenho o maior orgulho do que sou e de como estou: muito feliz comigo mesma. Olho para trás por momentos, porque o futuro urge, e vejo que muita, mas muita coisa boa me aconteceu ao longo desses 58 anos: Amei muito!! Meus filhos, meus netos, meus pais, meu irmão e meu marido, meus amigos de verdade. Amei muito aqueles que a mim se achegaram trazidos pelos meus. Amei muito cada aluno que por mim passou ao longo desses 30 anos de profissão. Vivi intensamente cada dia na FECILCAM, local que escolhi para minha missão de educadora pelas línguas.
    Assim, nessa oportunidade que você abriu para mim, quero agradecer muito a todos que comigo estiveram, colaboraram de uma forma ou de outra para que pudesse chegar onde cheguei. E a eles digo que faria tudo de novo, se pudesse, mas como isso não é possível, deixo aqui minha promessa de buscar novos desafios e novos horizontes.
    Beijos a todos e em especial a você neste meu dia!

    ResponderExcluir
  4. Olá Maybuk, primeiramente, muito obrigada pela homenagem referente ao dia da mulher, é realmente difícil alguém prestar uma homenagem assim tão bacana, ainda mais tomando como exemplo uma colega de trabalho tão bacana, inteligente, camarada e companheira como a Edcleia. Em segundo lugar, quero também parabenizar a Edcleia publicamente e também tornar público o fato de que a Edcleia é uma peça fundamental no Departamento de Letras, enfim, no Curso de Letras. Eu cresci nesta instituição tendo a Edcleia como parâmetro e referência em minha área de trabalho, em meu processo de formação, em minha vida. Pois, como você disse, a alegria e energia da Edcleia são contagiantes, rs. Edcleia, parabéns pela sua linda vida e pela dedicação no seu trabalho. Obrigada pelo teu companheirismo, teu comprometimento conosco, pela tua amizade. Sempre aprendemos muito com todas as tuas intervenções e contribuições. Que Deus te abençoe muito e sempre, que você seja sempre muito feliz.
    Com um carinho sincero,
    Um grande abraço,
    Maria Izabel (Belinha)!
    Letras - UEPR/FECILCAM - Campus de Campo Mourão - Pr

    ResponderExcluir
  5. Quanta sensibilidade!!!
    Lindo texto em comemoração ao Dia da Mulher!
    Tomando como tema do texto uma mulher assim tão incrível ficou mais lindo ainda!!
    Obrigada pela parte que me cabe.

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigada, Maybuk! Realmente a educação me apaixona e me motiva!!
    Por isso "Eu to na luta!"
    Grande abraço!
    Edcleia

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.