segunda-feira, 10 de outubro de 2011

10 ANOS DO PGE/UEM: CONSTRUINDO O SABER GEOGRÁFICO

Na semana passada em Maringá, ganhei exemplar da obra "10 anos do PGE/UEM: CONSTRUINDO O SABER GEOGRÁFICO". Para me familiarizar com o tema, li a obra no final de semana e pude conhecer um pouco sobre o Programa de Pós-Graduação em Geografia da UEM, sobre os autores e algumas pesquisas relacionadas à municípios da COMCAM e próximos dela.

Até o ano de 2009 o Programa já havia concluido 188 dissertações de mestrado nos eixos de Análise Regional e Ambiental, com 34 professores.

Autora e também organizadora da obra, Ângela Maria Endlich, escreveu o texto intitulado: Papéis e dinâmicas das pequenas cidades e a construção de uma temática de pesquisa. A pesquisadora é nascida em Ubiratã, cidade da COMCAM, formou-se em geografia pela UEM, fez mestrado e doutorado em geografia pela UNESP. Relacionado à nossa região, orientou o mestrando Josué Carneiro com a pesquisa "Da vida no campo à vida na cidade: transformações socioespaciais no município de Quinta do Sol" na região da COMCAM; também o mestrando Marcos Queiroz com a pesquisa " Nova Tebas: desafios e perspectivas econômico-sociais" cidade vizinha da COMCAM. A professora em questão participou recentemente de mesa redonda no I SEURB - promovido na Fecilcam.

Autor da obra, Bruno Luiz Domingos de Angelis, escreveu o texto intitulado: Estudo de áreas verdes urbanas - entre árvores, praças e parques. É graduado em agronomia pela UEM e doutor em geografa pela USP. Relacionado à nossa região, implantou o Plano de Manejo do Parque Ecológico do Município de Goioerê (1991-1995), implantou o Projeto de Revitalização do Parque Joaquim Teodoro de Oliveira do município de Campo Mourão (1993-1995) .

Autor e organizador da obra, Cesar Miranda Mendes, escreveu o texto intitulado: Trajetória no PGE: a produção do espaço urbano-regional. É graduado em geografia pela UFPR, mestre em geografia pela UNESP e doutor em geografia pela USP. O professor em questão participou recentemente do I SEURB - promovido na Fecilcam.

Autor da obra, Edilson Fortes, escreveu o texto intitulado: Neotectônica: a procura por novas abordagens geomorfológicas. É graduado em geografia, mestre em geografia pela UFSC, doutor em geografia pela UNESP.

Autor da obra, Márcio Mendes Rocha, escreveu o texto intitulado: geografia da mobilidade e mobilização - uma trajetória consolidada no PGE/UEM. É graduado em geografia pela USP, mestre em extensão rural pela UFV, doutor em geografia pela USP e pós-doutor na Espanha. O professor em questão trabalha com um tema que me interessa muito que é a economia solidária.

Autora da obra, Maria das Graças de Lima, escreveu o texto intitulado: O debate clássico da questão agrária - uma contribuição à compreensão do espaço agrário paranaense. Graduada em geografia pela UEL, mestre em geografia pela USP, doutora em geografia pela USP. Relacionado à nossa região, a própria autora fez dissertação de mestrado intitulada "A sobrevivência dos sítios rurais em Moreira Sales-Pr"; orienta/ou a pesquisa de mestrado de Edson José Lasta intitulada "O espaço geográfico escolar como mecanismo ideológico-político de dominação - o caso das escolas públicas do ensino médio de Campo Mourão-Pr; orienta/ou a pesquisa de mestrado de Tânia Regina Polhmann Caparroz intitulada " A dinâmica e as implicações da agricultura familiar no Município de Barbosa Ferraz/PR; orienta/ou a pesquisa de mestrado de Liriani de Lima Santos intitulada "Vilas rurais no município de Terra Boa/PR.

Autora da obra, Maria Eugênia Moreira Costa Ferreira, doutora em geografia pela USP, escreveu o texto intitulado: Da biogeografia à geografia da saúde: uma preocupação com aspectos geográficos dos elementos bióticos. A autora pesquisou meios geográficos onde ocorriam flebotomíneos, vetores da leishmaniose tegumentar americana ou culucídios e dentre os municípios pesquisados está o de Terra Boa. A autora também orientou a pesquisa de mestrado de Luciana da Silva intitulada " Caracterização da vegetação relictual de savana estépica com cactáceas no Parque Estadual Lago Azul, Campo Mourão-PR" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.