sábado, 15 de outubro de 2011

PROFESSORES E O PROFESSOR REINALDO GIANECCHINI

Hoje comemora-se mais um dia dos professores. No Brasil especialmente, a categoria merece sempre os parabéns, porque apesar das significativas melhorias dos últimos tempos, ainda há muito o que melhorar para valorizar uma profissão tão importante.

Não há distinção entre professor pré-escolar e de pós-graduação. Todos em cada fase são importantíssimos para o país e para a humanidade, desde que procurem honrar a missão que lhes foi confiada.

Meu amigo professor Paulo Borges costuma chamar quase todo mundo de professor, pois segundo sua teoria, todos têm sempre algo a ensinar.

Ontem assisti um vídeo de 5 minutos e comecei a refletir algumas coisas. Percebi o quanto somos mesquinhos e não damos valor à nossa vida. Se enfrentamos qualquer fila reclamamos, se não encontramos vaga para estacionar reclamamos, se o café está frio reclamamos e por aí vai. É claro que devemos sempre exigir nossos direitos e buscar melhorias, mas ficarmos irritados por qualquer coisa não me parece legal, principalmente quando estamos com saúde.

Quando pequenas coisas da nossa vida não dão certo é ruim prá caramba, não? E quando por exemplo, somos contemplados com um câncer daquele tipo mais feroz, isso é ruim? Desejo que ninguém que está lendo agora o texto seja acometido por tal doença, mas desejo do fundo do coração que todos reflitamos um pouco, sobre como estamos dando valor às nossas vidas.

Veja o vídeo do Gianecchini que até pouco tempo era falado e comentado por ser um bom ator e ter jeito de galã e agora, já fragilizado, tem a coragem de se expor diante de todos para falar de sua doença. Para mim foi uma grande aula. CLIQUE AQUI para assistir.

13 comentários:

  1. Como disse nosso Pai maior, a vida nos ensina a viver, felizes daqueles que possuem essa sensibilidade. Uma coisa é verdade, somos todos iguais perante a Deus, mas é preciso, é necessário que façamos sempre o bem. Como digo sempre em meus cursos, palestras e conversas entre ammigos, "não perca tempo reclamando, canalize essas energias para fazer algo de bom prá si e para outrem". Professor ame essa profissão, socilaize o máximo que puder de seus conhecimentos, somente assim teremos um mundo melhor, mais humano e mais próspero. Maybuk obrigado por nos enviar essas reflexões que muitas vezes passamos despercebidos. Grande abraço. Paulo Borges

    ResponderExcluir
  2. Marcos 2º A - ECONOMIA15 de outubro de 2011 às 17:40

    Primeiramente parabéns a todos os professores por esse dia especial, um dia as coisas há de melhorar, não podemos perder a esperança, essa qual, o ótimo ator Gianecchini ainda mantem viva, assim como vários outros famosos ou não nos dão exemplos de luta pela vida todos os dias quando enfrentam essa doença.
    Em seu comentário ele fala sobre Família,Religião, Força, Compartilhar o Amor e Esperança, são essas "simples" palavras que nos faz a encarar as barreiras da vida.

    ResponderExcluir
  3. Rosimar Queiroz - 2A Economia17 de outubro de 2011 às 05:32

    A vida é educar, amar e sempre ensinar.
    15 de outubro comemoram-se o dia do professor. Justa homenagem aos que são grandes responsáveis pela construção do nosso futuro.
    É uma das profissões mais antigas e mais importantes, tendo em vista que as demais, na sua maioria, dependem dela.

    ResponderExcluir
  4. Daniele Rech 2°A Economia17 de outubro de 2011 às 09:23

    Olá Professor, parabéns professores atrasado, uma profissão incomparável, o que seria do mundo sem os professores? Concordo com o prof° Paulo Borges, todos tem algo a ensinar. O vídeo é muito bom professor, me chamou atenção além de tudo o que ele falou, de toda sua força, me surpreendeu o fato dele não chorar, pois esperava que em qualquer momento ele fosse chorar me enganei. Reinaldo Geanecchini tem muito a ensinar.

    ResponderExcluir
  5. Priscila Fernanda dos Santos Silva 2º A Economia18 de outubro de 2011 às 02:53

    E realmente impressionante ver uma pessoa falando de si mesmo,tendo que explicar a doença que tem, sabendo o quanto ela é grave, consciente de todos os riscos e perigos.Me emocionei ao ver como as pessoas tem força de vontade e fé para passar por momentos tão dificeis como esse Reinaldo Geanecchini é sem duvida um exemplo de ser humano, que mesmo passando por uma situação como essa, se ´pode enxergar esperança em seu solhos

    ResponderExcluir
  6. Adriano Ramos 2A
    Queria primeiramente parabenizalo pelo seu dia
    que ñ so no dia em expecifico seje lembrado mais em todos os dias.
    concordo com o Paulo Borges pois todo mundo tem algo para ensinar e niguem sabe tudo A ñ ser DEUS intao temos que ter mentes abertas e ouvidos atentos pois podemos aprender muitas coisas que nos ajudaram em nossa jornada.
    Mais também devemos analizar certos conselhos para ñ tomarmos atitudes presipitas que podem alter muitas coisas em nossas vidas e algumas são ate ireversiveis,
    Sobre a vida to aprendendo cada dia algo novo
    e deixo aqui uma musica que deviamos escutala e praticala em nossas vidas.

    EPITÁFIO-TITÃS

    ResponderExcluir
  7. Elaine Kohler , 2° A18 de outubro de 2011 às 08:46

    Olá professor,parabéns um pouco atrasado pelo seu dia, a você e todos os professores que se dedicam a ensinar a cada dia. O video é sim uma grande aula, uma lição de vida a todos aqueles que nao se julgam felizes e que só fazem da vida reclamações. Realmente so quem sofreu ou sofreu junto com alguém que teve uma doença como cancêr, que vê de perto como é triste um tratamento para se curar, consegue começar a enxergar a grandeza da vida e que a felicidade é encontrada em pequenos detalhes, a esperança,superação, confiança e fé movem montanhas, como o ator e tantas outras pessoas que lutam pela vida a cada dia e mesmo assim conseguem nos ensinar que vale a pena acreditar e ser feliz.

    ResponderExcluir
  8. 15 de outubro é uma data mto importante, dia dos professores! Que para mim teria que ser a profissão mais reconhecida do mundo, poi, ninguem nasce sabendo, temos que aprender ao longo da vida, e quem ensina?! Professores!! Tanto pode ser eles, na escola, faculdade, em casa, na rua. São pessoas com o dom de ensinar, e com mta paciência hehehe...

    ResponderExcluir
  9. Parabens a todos os professores. O vídeo é muito comovente e nos mostra como é importante sermos fortes diante dos problemas. Reinaldo Geanecchini é um exemplo disso.

    ResponderExcluir
  10. Camila Ribeiro Bezerra 2º A Economia18 de outubro de 2011 às 13:41

    Professor sem duvidas é uma profissão admiravel e muito importante, é o ato de ensinar o que se sabe e muitas vezes aprender também. Passamos muitos tempo de nossas vidas reclamando por bobagens em vez de aproveitarmos da melhor forma possivel cada minuto, temos que parar de reclamar das coisas bobas que nos acontecem e viver a vida com a tranquilidade possivel e com a consciência de que sempre podemos aprender coisas novas, independente da situação.

    ResponderExcluir
  11. Andréia G.Ribeiro 2B economia21 de outubro de 2011 às 07:24

    Parabêns atrasado pelo dia dos professores a todos que exercem essa profissão, atrasado pela data comemorativa mas na verdade todos os dias é o dia dessas pessoas que são responsáveis pela construção do nosso futuro. Também concordo com o profº Paulo Borges quando disse que todos tem algo a ensinar, tenho certeza que o profº Maybuk com essa materia e esse video já fez muitas pessoas pararem para pensar e refletir sobre sua vida e o valor que estamos dando a ela. Este video nos da uma grande lição de vida, pois mostra a realidade de quem sofre com o câncer e ao mesmo tempo mostra que diante de tão grave problema o ator tem forças, buscando essa na familia, religião e na força que outras pessoas passam a ele, para lutar pela vida a cada dia, assim ele nos ensina que vale a pena acreditar, e ainda sonhar e ser feliz.

    ResponderExcluir
  12. É difícil se colocar na posição de uma pessoa com câncer, o medo, a saudade, e principalmente a vontade de viver devem se tornar sentimentos muito intensos.
    Podemos perceber que a cada dia que passa, torna-se mais comum o diagnóstico da doença de câncer, entre a população do mundo todo.
    Atualmente, muitas celebridades se encontram nesta situação, entre eles, o ator Reynaldo Gianecchini, o Ex-Presidente Lula e o diretor Marcos Paulo, além dos muitos que já se foram por conseqüência a esta doença, como por exemplo, a recente morte do grande empresário e cofundador da Apple Steve Paul Jobs, e também, do ator Adriano Reys, que faleceu hoje pela manhã.
    São muitas as indagações sobre câncer e, apesar do constante desenvolvimento tecnológico da medicina, no que se refere ao tratamento da doença, o câncer ainda deve, de forma geral, ser considerado como um mal preocupante, cujo tratamento é complexo e doloroso.
    Sendo assim, temos que fazer a nossa parte, a conscientização sobre a doença é muito importante, pois quanto mais cedo for efetuado o diagnostico e iniciado o tratamento, maiores serão as chances de cura.
    Enfim, o que nos reta fazer é desejar força a todos que lutam contra esta doença e, que principalmente continuem acreditando na vida e em Deus!


    Helen Jaiane M. de Oliveira – Economia 2ºB

    ResponderExcluir
  13. Juliany Magela de Freitas 2ºA economia22 de novembro de 2011 às 14:30

    Feliz dia do professor atrasado, ou nem tanto atrasado já que dia do professor deveria ser todo dia, pois eu conheço um monte de professores trabalhando e dando duro para melhorar a educação, e estão satisfeitos, pois percebem evolução nos seus alunos. Eles nos guiam nossa vida inteira e nos ajudam a construir nosso futuro.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.