sábado, 5 de novembro de 2011

SAÍDA DE CAMPO, PARA IPARDES ( CURITIBA) E PROJETO APROTUNAS (TUNAS DO PARANÁ )

No final da noite de ontem (04/11/11), na avaliação da saída de campo (destino IPARDES -
Curitiba e Projeto APROTUNAS - Tunas do Paraná, entre tantos elogios recebidos pela conduta enquanto profissional e pessoa, a professa Angela Maria Endlich na sua humildade , relembrou Guimarães Rosa: Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.

Abaixo, faço o relato dos trabalhos:

A saída de campo, atividade complementar da disciplina de mestrado/doutorado "Pequenas cidades, municípios e escala local, ministrada pela professora doutora Angela Maria Endlich no programa de pós-graduação em geografia da UEM, foi organizada pelo doutorando Paulo Roberto Santana Borges de Campo Mourão.

O roteiro da viagem foi:

Saída da UEM 23 horas do dia 02 de novembro de 2011.

No dia 03 de novembro na parte da manhã, tivemos o privilégio de conhecer as instalações do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social - IPARDES. Na ocasião fomos agraciados com duas brilhantes palestras proferidas pelos técnicos Rosa Moura e Fernando R.F. de Lima. Aprendemos muito sobre as importantes pesquisas e trabalhos que o Instituto realiza. O link do IPARDES encontra-se à direita do meu Blog, para futuros acessos a quem interessar.

No dia 04 de novembro na parte da tarde, conhecemos a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares -UFPR . Na ocasião, fomos agraciados com duas belas explanações. Uma delas com o professor Luiz Panhoca e outra com o professor Denys Dosca. Ambos relataram a importância do papel de universidade por meio de uma incubadora universitária e também relataram experiências positivas e negativas dos projetos já desenvolvidos e/ou em andamento. Para quem interessar à direita do meu Blog encontra-se o link da referida incubadora.

No dia 05 de novembro durante todo o dia, visitamos uma localidade no munípio de Tunas do Paraná, região metropolitana de Curitiba, que por incrível que possa parecer, está 70 km de distância da capital, mas em muitos aspectos encontra-se quase isolada. É um lugar belíssimo, que no futuro poderá tornar-se um espaço turístico devido aos seus aspectos geográficos, mas no momento encontra-se com uma população ainda muito carente de tudo.

Em Tunas do Paraná, a incubadora coordenada pelo professor Denys Dosca faz um trabalho importantíssimo com pequenos produtores de agricultura familiar do muniípio. Uma experiência encantadora e que serve de exemplo para todas as univerdades públicas do Estado, principalmente no caso da minha em que juntamente com outros professores, iremos consolidar nossa Incubadora universitária de economia solidária.

No município de Tunas do Paraná, tivemos o prazer nos reunirmos com o prefeito do município Jorge Luiz Martins Tavares, que foi de certa forma sabatinado por todos os presentes e esclareceu muitas dúvidas do grupo.

Além do aprendizado com a viagem que jamais será esquecido, a convivência com os colegas da turma mestrandos, doutorandos regulares e não regulares, foi espetacular. Uma turma de companheiros divertidos e solidários.

Na medida em que eu receber as fotos irei publicá-las em outras matérias.

Um comentário:

  1. Maybuk, parabéns mais uma vez pela inciativa de divulgar as coisas boas e úteis para todos. Grande abraço. Paulo Borges

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.