sábado, 10 de março de 2012

RODA DA VIDA: LEONOR/MAYBUK/LARISSA

Viver é muito bom e a roda da vida nos proporciona momentos que sem que imaginemos vai fazer ligações com o futuro.

Em julho de 1989 eu morava em Roncador-Pr. Passei em 17º colocado no vestibular para a última turma de regime semestral de ciências econômicas na Fecilcam.

Em agosto de 1989, eu muito tímido e que praticamente não conhecia Campo Mourão-Pr, apesar de por acaso ter nascido na referida cidade, assisti minha primeira aula na faculdade (língua portuguesa) com uma tal de professora Leonor de Mattos. A referida professora era muito competente, tinha domínio do conteúdo e de sala e tinha um sorrisso maravilhoso.

Em 13 de agosto de 1994, aconteceu na Casa da Cultura de Campo Mourão a minha formatura. A roda da vida havia feito com que alguns alunos melhores do que eu, por vários motivos, desistissem do curso e aquele moço criado em Roncador-Pr (Sergio Luiz Maybuk) acabasse o mesmo em primeiro lugar.

O destaque no curso de ciências econômicas fez com que meu orientador de monografia Tito J. A. Alfaro Serrano me incentivasse a concorrer no concurso público para professor de economia que aconteceria em 1995. Depois de muito preparo, sufoco e ansiedade estudei os 10 temas propostos e fui aprovado para a única vaga existente.

Por um ato de insanidade dos meus colegas do curso de economia, fui eleito como candidato único para coordenador do curso de economia e a insanidade permaneceu por cinco mandatos seguidos, ou seja, 10 anos enfrentando os mais variados tipos de problemas envolvendo professores e alunos e o atendimento às mudanças constantes de legislação interna e externa da Fecilcam.

Em alguns dos mandados de coordenador de curso, fui subordinado à Coordenação Geral de Ensino pela professora Leonor de Mattos (aquela da primeira aula) e trabalhamos muito, participamos de "trocentas" reuniões, rimos e até brigamos juntos, porque ela era extremamente minuciosa no trabalho e eu de vez em quando ou (de vez em sempre) era muito teimoso.

O tempo passou e a querida Leonor "se achou no direito de se aposentar" e atualmente está aproveitando a vida e passeando muito, exceto quando tem que receber homenagem, como aconteceu em fevereiro de 2012, quando teve que fazer discurso por ter sido a paraninfa dos cursos de licenciatura da Unespar/Fecilcam na formatura.

No ano de 2000 fui convidado a lecionar a disciplina "aspectos econômicos do turismo" para a primeira turma do novo curso da Instituição "Turismo e Meio Ambiente". Era uma turma maravilhosa, curso matutino, lembro de vários alunos que me encontram na rua até hoje e me chamam de professor, tínhamos um ótimo relacionamento. Dentre os alunos havia uma mocinha muito inteligente e que de tímida não tinha nada, " era mais para pimenta do que para chocolate" chamada Larissa de Mattos Alves, filha da professora da minha primeira aula na Fecilcam e depois colega de coordenação Leonor de Mattos.

A roda da vida fez com que a dita aluna Larissa, concluísse o curso com destaque e posteriormente se tornasse professora e também coordenadora do curso de Turismo e Meio ambiente da Unespar/Fecilcam.

A roda da vida fez com que no segundo semestre de 2011 eu cursasse na condição de aluno especial de doutorado uma disciplina com a professora Angela Maria Endlich, que numa determinada aula me disse :hoje participei de uma banca de qualificação de mestrado e a aluna citou parte da sua dissertação de mestrado para fundamentar a dela. Eu que nem imagina quem seria, perguntei quem era a tal aluna de mestrado e ela respondeu: a Larrissa lá de Campo Mourão.

Ontem (09 de março de 2012) quase de noitinha eu soube da notícia pela própria Larissa de Mattos Alves que ela havia acabado de chegar de Maringá-Pr e que havia sido aprovada e era a nossa nova mestre da Fecilcam. Dei um abraço forte, lembrei da minha primeira aula na Fecilcam e pensei, tenho que contar a historinha para meus internautas.

4 comentários:

  1. Adoreiiii...parabéns a vc, aos professores citados e a referida mestranda...a roda da vida é realmente fantástica...abraços

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Larissa, pelo mestrado¹
    Parabéns, Leonor, pela capacidade, pelo sorriso e por estar aproveitando sua nova vida¹
    Parabéns, Maybuk, por nos fazer pensar como a roda da vida não tem parada...
    Isso me faz lembrar da música linda do Chico...roda mundo, roda gigante, roda moinho, roda pão...o tempo estancou de repente nas rodas do meu coração..
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como sempre lindas palavras Edcleia. Obrigado pela tua participação. Abraço.

      Excluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.