quarta-feira, 18 de abril de 2012

ACESSO DA POPULAÇÃO A BENS E RIQUEZA

Na condição de economista político que sou, que defende toda e qualquer iniciativa para diminuir a desigualdade social no Brasil e no mundo, só posso ficar feliz com as palavras da Presidenta Dilma, quando esta afirma que não basta o Brasil chegar à sexta economia do mundo, se o acesso de bens e riqueza não atingir toda a população. CLIQUE AQUI para ler a matéria.

3 comentários:

  1. Excelente o discurso da nossa presidenta! Vou comentar usando uma frase de Adam Smith "A riqueza de uma nação se mede pela riqueza do povo e não pela riqueza dos príncipes." Essa frase diz tudo sobre o comentário que ela fez! Porém no discurso todos sabemos disso já há muito tempo, o que realmente pode mudar essa situação são ações e não discursos... Estamos percebendo que a Dilma está agindo e isso é muito bom! Tem muita coisa p/ mudar ainda no nosso país, muita mesmo, porém é bom vermos que está melhorando...

    ResponderExcluir
  2. Realmente apesar do Brasil ter alcançado a sexta posição entre as economias mundiais com base no PIB, isto não quer dizer que houve um desenvolvimento econômico, ou seja aumento do poder aquisitivo da maioria da população a bens e serviços, educação, saúde, (bem- estar), mas o que houve foi apenas um crescimento econômico, um aumento de produção.
    Bruna Naiara de Castro - 2°economia.

    ResponderExcluir
  3. Estamos no mês de setembro/2013! Começou o período de greves dos bancários. Como sempre os Bancos - inclusive os da administração direta, ou seja do governo - que arrecadam a maior parte do capital gerado no PIB, através de seus juros exorbitantes, apresentam uma proposta ínfima para reajuste salarial, amparados num índice de inflação que não condiz com a realidade. Os correios também estão em greve por não terem um reajuste à altura. Sabemos que logo após o dissídio dos trabalhadores vem os aumentos das mercadorias em geral. O raciocínio é simples: se não há um reajuste salarial justo para o trabalhador haverá mais e mais concentração de renda nesse país. O governo deveria dar o exemplo não seguindo o "reajuste" sinalizado pela Febraban. Ser trabalhador neste país é difícil. Cadê a distribuição de renda sinalizado pela Presidente Dilma. Eduardo vem aí...

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.