sábado, 6 de abril de 2013

31 DE MARÇO DE 1964: GOLPE MILITAR OU REVOLUÇÃO?

Depois que entrei para a faculdade aos 21 anos, percebi  meu equívoco ao ter comemorado todos os anos a tal de "revolução de 64" porque na ocasião o Brasil teria sido salvo dos comunistas pelos militares.

Depois que entrei para a faculdade percebi com fatos, fotos, vídeos, livros e debates que na realidade aquele 31 de março não era "revolução" e sim golpe militar que deu início ao período tenebroso, sombrio, triste e violento que durou 21 anos, com mortes nos porões ou a céu aberto e a mais absoluta falta de liberdade de expressão, embora acobertada por parte da grande imprensa que inclusive se enriqueceu com as benesses dos Estado no período. 

Os tais 21 anos não devem ser esquecidos por aqueles que conviveram com aquele período. E devem ser conhecidos pelos jovens que nem sabem das barbaridades que ocorrerram naquela época, especialmente meus queridos alunos da disciplina economia política do 2º ano de ciências econômicas da Unespar/Fecilcam.

Resolvi escrever sobre o tema hoje, porque as cabeças pensantes do país devem ter ficado estarrecidas quando depois de 49 anos daquela tada horripilante,  o Senador da República Aécio Neves, palestrandro diante de aproximadamente 500 prefeitos se referiu ao período sombrio como "revolução de 64".

O Senador da República Aécio Neves não é qualquer Senador. Ele já foi Governador de Minas Gerais, é neto de Tancredo de Almeida Neves - Presidente da República eleito pelo Colégio Eleitoral mas que não assumiu porque morreu na véspera da posse e acabou virando um "símbolo de esperança ao povo sofrido do Brasil". 

O Senador Aécio Neves não é um político qualquer, pois é um presidenciável e embora , no momento, tenha chances mínimas de se eleger, pode vir a ser um Presidente da República e portanto,  fazer tal afirmação perante tantas autoridades é no mínimo preocupante.   

CLIQUE AQUI para ler matéria a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.