terça-feira, 17 de dezembro de 2013

MANIFESTAÇÃO OFICIAL/DEZEMBRO DE 2013 DO REITOR DA UNESPAR

Ao corpo docente, agentes universitários e estudantes da Unespar:


Finalmente, depois de 12 anos de sua criação formal, em lei específica, a Unespar foi credenciada. O credenciamento nos dá as condições legais previstas, ainda que não tenhamos as condições objetivas necessárias para desempenho de ações que sejam compatíveis com nossas capacidades subjetivas.

Considero o credenciamento resultado do grande esforço que fizemos nos últimos anos, especialmente depois de 2007, quando criamos diversos grupos de debates e aproximação entre as sete faculdades que, neste momento, passam a ser os campi da Unespar. É resultado também das políticas que as faculdades adotaram para melhorar os índices de pesquisa, ampliação do regime de TIDE, concursos públicos e valorização da extensão.

De maneira idêntica, é fruto do trabalho cotidiano na organização de eventos mais bem qualificados. Um exemplo é a forma como soubemos nos inserir em programas estaduais e nacionais, como o PDE e o PIBID e na nossa capacidade de interlocução com órgãos de fomento, visando ampliar nossa participação nos editais.

Não podemos nos esquecer de que entre 2007 e 2012, a SETI, pela UFG, e a Fundação Araucária passaram a nos tratar como pertencentes ao sistema de ensino superior do Paraná. Nada disso sem nossa intervenção firme a caminho do lugar a que chegamos agora.

Neste ano de 2012, com a eleição direta para reitor e vice-reitor, recebemos apoio da SETI para as primeiras atividades institucionais como Universidade. Isso nos trouxe também responsabilidades e tarefas urgentes, entre elas a Gestão de Convênios que até 2012 pertenciam aos campi e a operacionalização de um setor financeiro, ao mesmo tempo em que tivemos que debater a reformulação da lei e preparar a documentação do processo de credenciamento, que já havia sido iniciado em 2011.

Para dar conta dessas tarefas, criamos grupos de trabalho, que por sua vez já realizaram levantamento sobre as condições atuais em que nos encontramos, no intuito de capacitar nossas gestões junto às Secretarias de Governo. O trabalho dos grupos tem resultado, também, no planejamento do que teremos nos próximos anos. Da mesma forma, nomeamos uma comissão central de concurso e uma pessoa responsável pelo Escritório de Relações Internacionais.

O parecer do Conselho Estadual de Educação sobre o credenciamento, nos obriga a mudanças importantes no interior dos nossos campi, entre elas aquelas que podem ajudar a melhorar os índices de avaliação dos cursos de graduação. Todos os campi e os representantes no COU já tiveram acesso ao documento. Solicito-lhes que busquem acesso ao mesmo e que façam leituras e análises, juntamente com seus coordenadores de curso, para que TODOS estejam devidamente atualizados sobre o que teremos que cumprir até o recredenciamento, em cinco anos.

Outras duas recomendações importantes dizem respeito à criação de mais programas de pós-graduação e à característica da extensão. O Grupo "Trabalho da Pesquisa e Pós-graduação" já identificou 08 (oito) possíveis cursos a serem submetidos à CAPES até 2018. Agora o importante é dirigir esforços para isso e, portanto, precisaremos focar em atividades e ações específicas, nos cursos onde a probabilidade de avanços é maior.

No último dia 05, fizemos reuniões com os Diretores de campi quando houve orientação sobre alguns procedimentos para os próximos passos. Até meados de 2014, serão implantados os Centros e os Conselhos de campus, será eleito o Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura, o Conselho de Administração e o novo Conselho Universitário.  Orientamos, ainda, para que seja mantido inalterado o atual quadro de docentes e agentes universitários lotados nos colegiados, a fim de garantir a quantidade atual. Ou seja, a intenção é a de que todos os departamentos e colegiados partam do que já temos conquistado até o presente momento. Futuras possíveis mudanças serão realizadas no conjunto das regulamentações da Universidade.

Para o próximo ano estão planejadas, já com previsão de recursos, as salas de teleconferências, que possibilitarão uma melhor comunicação com os campi e um maior diálogo entre os mesmos. Da mesma forma, teremos uma equipe de comunicação mais bem estruturada, o que nos permitirá informar a todos, com maior rapidez, sobre os acontecimentos em todos os lugares.

Nosso coordenador de comunicação acaba de enviar aos campi o "Manual de Identidade Visual e de Comunicação". Solicito-lhes que a partir de agora, em todos os eventos, materiais promocionais, camisetas, bolsas, etc, seja adotado o padrão de comunicação já orientado. Isso fará com que o Estado do Paraná e o Brasil passe a conhecer melhor nossa Universidade.

Da mesma forma, solicito-lhes que participem ativamente dos processos de escolha dos representantes e dirigentes no início do próximo ano, bem como, solicito-lhes que participem de todos os debates e diálogos, importantíssimos, que teremos a partir de então. Todos os debates e todas as pessoas devem caber na Unespar, especialmente porque desejamos uma universidade em que haja ferramentas e espaços de manifestações legítimas de todas as tendências e cores.

Desejando um bom final de ano e boas férias, despeço-me, na expectativa de que nossa inteligência, entusiasmo e ações nos movimente para organizarmos uma universidade pública, autônoma e capaz de produzir importantes mudanças na sociedade.


Antonio Carlos Aleixo
Reitor da Unespar


Antônio Rodrigues Varela Neto
Vice reitor da Unespar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.