quarta-feira, 13 de agosto de 2014

20 ANOS DE GRADUAÇÃO EM ECONOMIA

Hoje eu tenho comemoração dupla. 13 de agosto é o dia do economista, minha formação acadêmica. E por coincidência, na mesma data há 20 anos eu participei da minha formatura, realizada na Casa da Cultura. Naquela época era regime semestral e eu tímido como nunca, com medo de tudo, havia começado eu curso em um mês de agosto.

Para mim, terminar o curso superior mudou radicalmente minha vida para melhor, especialmente porque no ano seguinte tive o privilégio de passar em concurso público para professor efetivo e ano que vem vou completar 20 anos de docência.

Agradeço especialmente aos meus pais Julio e Inês que embora tenham apenas o primário completo me incentivaram muito na minha caminhada. E dentre meus incentivadores quando morava em Roncador-Pr, foi o inesquecível Padre Ademar de Oliveira Lins, na época de grupo de jovens. Depois por coincidência, ele na minha formatura realizou junto com o pastor João Francisco dos Anjos o culto ecumênico.

Agradeço todas as pessoas que sob a liderança do Padre Ademar e o Rotary de Roncador-Pr contribuíram para nós adquirirmos um ônibus que nos trouxe para a faculdade.

Agradeço todo o povo da OEAR (Organização dos Estudantes Acadêmicos de Roncador). Organização que ajudei a fundar e fui da diretoria por muito tempo. Dentre eles destaco meus dois compadres,  o Ilizeu Puretz (batizei seu filho Vinicius) e o Antonio Minuk (batizou meu filho Giordano Bruno) 

Outra pessoa que foi importante, até porque quando eventualmente não tinha ônibus para vir (4 anos e meio viajando 200 km por dia) eu vinha no carro dele, é o funcionário da caixa econômica federal Rubens Vieira Lopes .  E na minha caminhada durante a graduação, além de agradecer a todos os professores em geral, preciso lembrar do meu orientador , nome de turma e depois incentivador para o concurso público professor Tito Alfaro. Nosso paraninfo foi o Dr. Ricardo Accioly Calderari.

Meus professores além do professor Tito, foram: Alberto Barbosa, Ayrton Guilherme Garozzi, Benedita Lira de Barros Belotti, Carlos Alberto Facco, Carlos Alberto Lopes Pequito, Clarice de Jesus Lucio, Dirceu Alberto da Silva, Dieter Randolf Ludewig (também foi banca), Edilson Souza e Silva, Eloisa Silva de Paula, Ernando Lopacinski, Fernando Tatsuo Susuki, Helio Kiugi Kamkura,  Iuquico Tanaka, Janete Leige Lopes, Leonor de Mattos, Luis de Oliveira Aguiar, Luiz Aparecido Casotti, Marcos de Castro Alves, Maria Helena Vilela, Nelson Denker (também foi banca), Neuza de Moraes Bizan, Paulo Roberto Pedrinho, Paulo Roberto Santana Borges (meu grande amigo), Ricardina Dias, Valdir Alves, Vera Lucia Fiorese Quennehen.

E agora a lembrança mais gostosa que é a minha turma: Aparecida Martins de Souza, Auriene Pinho, Carlos Roberto Rosa, Cirlene Favaro, Dilson Barbosa da Silva, Dirceu Rodrigues, Eliana Aparecida Scheffer, Genério Vicente Pereira, Ivania Cristina Beleti, Ivone Dziubate, João Estevão de Araújo,  Laercio Zarske, Lucio Samsel Janguas, Marcia Huhryn, Maria de Fátima Lopes, Mario Gobbi Filho, Mario Sergio Ferreira, Marlei Sirlei Kehl, Neide Leal, Risomar Gomes de Oliveira, Sônia Fátima da Silva, Vanda Maria Tonhato. Saudades desse povo todo. Muito sacrifício, mas também muita festa e muitas risadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.