terça-feira, 24 de março de 2015

A CORRUPÇÃO É A MESMA, SÓ MUDA O GRAU



De uns tempos para cá, especialmente aqui no Brasil, tem-se a impressão que a corrupção nasceu, sei lá entende, talvez na última década e a HIPOCRISIA corre solta em relação ao assunto.

Resolvi escrever um texto direcionado a todos nós, aqueles acima de 18 anos que creio, terão TOTAL compreensão das minhas palavras e os adolescentes e crianças talvez não compreendam ainda, mas papai e mamãe honestos, íntegros e evidentemente não HIPÓCRITAS vão explicar frase por frase a eles, para o bem e o futuro do nosso Brasil.

Alguns vão ler uma determinada frase e talvez fiquem tão extasiados que periga terem um orgasmo. Em outras, vão ficar talvez meio vermelhos de vergonha e em outras ainda, vão fazer careta, mexer o pescoço e querer esganar o autor do texto dizendo: imagina isso, aí é diferente, eu tenho minhas explicações e justificativas. Não, de maneira nenhuma poderão vir com desculpas esfarrapadas, porque na realidade a corrupção é a mesma, só muda o grau.

Então vamos lá. Gostaria de ver sua reação a cada frase (risos):

Roubar dinheiro da PETROBRÁS é corrupção.
Combinar licitações em qualquer nível é corrupção e vale para membros do governo e empresários.
Nomear ministros e outros membros sem condições para exercer as funções é corrupção.
Roubar dinheiro nos Ministérios é corrupção.
Gastar além das necessidades básicas no cartão corporativo é corrupção.
Comprar deputados (comprovado e não punido) para aprovar emenda constitucional de reeleição é corrupção.
Roubar dinheiro das Furnas (ver listas das Furnas que o procurador Janot ignora e os anteriores também) é corrupção.
Destinar milhões de recursos do governo do Estado para as rádios da família em Minas Gerais é corrupção.
Candidato descer o pau em todo mundo no primeiro turno das eleições e depois, milagrosamente, sem nenhum favorecimento (pausa para o riso), apoiar com a maior cara lavada determinado candidato é corrupção.
Roubar dinheiro nas licitações do metrô em São Paulo é corrupção.
Utilizar jatinho “sem dono” (de origem para lá de duvidosa) que cai em acidente é corrupção para o  candidato que morreu e para quem assumiu no lugar e não condenou o ilícito e se beneficiou dele quando estava na vice.
Fazer caixa dois é corrupção.
Funcionário público concursado ou nomeado que vende informações privilegiadas pratica a corrupção.
Comprar votos com benesses ou com dinheiro vivo é corrupção.
Vender seu voto é contribuir para a corrupção.
Comprar literalmente donos de jornais e TVs e até sites e blogs para só falar bem de seu governo e talvez até ganhar a eleição no primeiro turno é corrupção, para quem pede e quem aceita. 
Nomear parentes especialmente na receita estadual para receber benesses posteriormente, é corrupção.
Encaminhar para julgamento somente “mensalão” de uns e de outros não, é corrupção, porque com certeza o dinheiro por fora rola. Vale para promotores, procuradores da república, juízes e especialmente presidentes de STF que saem na foto como salvadores da pátria. Se o dinheiro eventualmente  não entrou, por tais ações, a promoção pessoal para agradar  “a grande imprensa” totalmente “imparcial” (pausa para o riso)   vai encher a mala, talvez apareça até emprego para o filho na Globo e coisinhas assim.   
Considerar  doação de campanha devidamente registrada na justiça eleitoral, de uma mesma empresa, legal para um candidato e ilegal para outro candidato é uma tremenda corrupção, porque com certeza, ninguém faz isso de graça sem receber dinheiro ou alguma benesse em troca.
Roubar dinheiro das Secretarias Estaduais é corrupção.
Roubar dinheiro das Secretarias Municipais é corrupção.
Pegar diárias desnecessárias, nas empresas públicas, privadas, na Câmara de Deputados, no Senado, nas Assembleias Legislativas e nas Câmaras de Vereadores é corrupção.
Nomear incompetentes e/ou desonestos em cargos públicos é corrupção. Porque o serviço à população não será bem feito e no caso da desonestidade praticada, haverá prejuízo para o erário.
Receber dinheiro de governos de qualquer esfera para publicar certas coisas e não publicar outras coisas, desinformando e enganando a população é corrupção.
Usar concessões de rádio e TV para denegrir sem provas a imagem de alguém é corrupção, pois ninguém faz isso apenas por prazer ou ódio, rola sempre dinheiro nisso.
Ameaçar alguém e exigir dinheiro na base da chantagem é corrupção.
Gastar um valor no almoço e pedir nota de valor maior é corrupção.
Sonegar imposto de renda é corrupção. Aqui vou frisar novamente, não me venha com desculpas esfarrapadas. Se o problema está na utilização dos recursos, use seus argumentos para trocar os governantes de plantão, mas não seja HIPÓCRITA.
Comerciante, industrial ou prestador de serviços  que compra ou vende sem nota comete  corrupção. Simples assim.
Consumidor que não exige a nota fiscal na hora da compra está contribuindo para a corrupção. Simples assim.
Empresário que não registra o funcionário, ou não paga todos os direitos ou ainda exige além do combinado é corrupto, porque certamente além do dinheiro ou direito não recebido o funcionário vai gastar dinheiro suado com médicos.
Funcionário que faz corpo mole no trabalho é corrupto.
Funcionário que não vai trabalhar e pega atestado médico é corrupto.
Médico que dá o atestado sem  o “paciente” merecer é corrupto.   
Tratamento médico, odontológico ou qualquer utilização dos profissionais que normalmente usam a roupa branca da “pureza” e que depois do serviço vem com aquela  célebre frase: com recibo ou sem recibo e a segunda opção é o acordo, temos o corrupto e o corruptor. Simples assim.
Funcionário em pleno seguro desemprego,  que combina com o patrão trabalhar quatro meses sem registro, configura-se em corrupto e corruptor. Simples assim.
Quem suborna o guarda de trânsito ou policial rodoviário para não pagar a multa configura-se em corrupto e corruptor.
Quem corta fila de banco à frente de todos, ou liga antes para o funcionário fazer o serviço para ele, atrasando o atendimento dos demais, é corrupto, porque tempo é dinheiro e todos na fila  tem seus afazeres e também não podem perder tempo.
Quem corta fila no restaurante alegando que não come salada e vai direto para outras comidas, além de mal educado é corrupto, porque vai fazer o outro perder tempo e tempo é dinheiro.
Eu poderia tentar lembrar outras coisas, certamente muito mais exemplos surgiriam, mas vou ficando por aqui. Apenas quero ressaltar que no Congresso Nacional e nas demais casas de lei estão as pessoas que não só nos representam, como também são o espelho da nossa sociedade e que aquela frase  “a ocasião faz o ladrão ainda é muito verdadeira” e só em raras exceções isso não acontece.
Agora toda vez que você for pronunciar a palavra corrupção, por gentileza, dê uma olhadinha antes no presente texto, para não ser um HIPÓCRITA.          
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.