segunda-feira, 8 de junho de 2015

EXCELENTE ENTREVISTA COM O REITOR ELEITO DA UFRJ NO IELA

Por indicação do reitor da Unespar professor Antonio Carlos Aleixo assisti e publico excelente entrevista com o reitor eleito da UFRJ professor Roberto Leher, concedida ao IELA - Instituto de Estudos Latino-Americanos da Universidade Federal de Santa Catarina. 

O entrevistado demonstra um vasto conhecimento e trata de assuntos polêmicos como a graduação que é em geral, menos valorizada que a pós-graduação na universidade brasileira. 

Critica o modelo de avaliação da CAPES em que estudos importantes mais demorados muitas vezes são pouco valorizados e resenhas de alunos sobre o determinado trabalho às vezes tem mais valor.

Critica a falta de recursos especialmente para custeio das universidades.

Critica veementemente o uso da terceirização na universidade. 

Critica a falta de atuação da universidade nos assuntos importantes na esfera nacional, a tal ponto que segundo ele, por exemplo os movimentos sociais como o MST acabam pautando discussões que deveriam ser da universidade, como é o caso da agroecologia e o uso dos transgênicos que estão sendo abolidos na Europa e incentivados aqui. 

E dentre outras coisas importantes, defende uma maior integração da América Latina e uma universidade autônoma. CLIQUE AQUI para assistir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.