sexta-feira, 25 de setembro de 2015

MANIFESTO EM PROL DOS REFUGIADOS - ESPAÇO MARX UNESPAR CAMPO MOURÃO

Ontem, 24 de setembro 2015, das 19h30 a 21h30m. realizou-se na Unespar Campus de Campo Mourão um  Manifesto em prol dos refugiados.

Eu só assisti a apresentação artística e tive que sair por ter que ministrar aula.  

O evento foi organizado pelo Espaço Marx na ocasião especialmente pelas professoras Analeia Domingues e Alessandra Augusta Pereira da Silva e fizeram parte da mesa os professores Pedro Jorge de Freitas da UEM e Fabio Rodrigues da Costa da Unespar, campus de Campo Mourão.

O professor Cícero Pereira de Souza abriu o evento com uma apresentação teatral sobre a temática tratada. 

Uma breve leitura da professora Alessandra participante do evento, outras leituras podem ser apresentadas no blog ou no facebook:

Na fala de ambos os professores foram convergentes: a reiteração da questão dos refugiados como uma das materializações das contradições do capitalismo e; o alerta para a indiferença existente quando falamos de qualquer tipo de ameaça aos seres humanos. Interessante trazer a fala do professor Pedro ao inserir uma citação da obra Por quem os sinos dobram de Hemingway, para afirmar que os sinos dobram por cada um de nós, pois "nenhum humano pode ser não diferente (indiferente) à morte de outro ser humano, sem degenerar-se como ser humano".

Há aí uma coisificação do ser humano. Ele não tem valor como um humano, mas tão somente como uma mercadoria, quando consegue, de fato, produzir mais valia.  

Abaixo fotos extraídas  do facebook de Mriam Miglioli




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.