quinta-feira, 10 de setembro de 2015

O PROGRAMA PATRONATO NA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO


Na condição de auditor e controlador da Unespar dias atrás, conheci as instalações do Programa  Patronato de Campo Mourão, coordenado pela professora da Unespar Campus de Campo Mourão  Sonia Maria Yassue Okido Rodrigues. Fui muito bem recebido por lá e considerei interessante o trabalho multidisciplinar realizado numa área tão complicada e que poucos pessoas se atrevem a enfrentar, mas que é de suma importância, pois afeta famílias inteiras.

Solicitei à coordenadora que me enviasse detalhes do trabalho e a descrição da equipe para que eu pudesse divulgar e hoje recebi um email com um anexo que publico na íntegra. Recomendo que os responsáveis pela comunicação do campus ou até na Unespar produzam alguma matéria com fotos sobre o trabalho que merece ser divulgado.
    
"A função primordial do Patronato consiste na execução das penas alternativas de direitos deliberadas judicialmente, porém seu objetivo maior é proporcionar a recuperação, ressocialização, readaptação, reinserção, reeducação social do indivíduo infrator por intermédio de profissionais da área  de Administração, Serviço Social, Psicologia, Pedagogia e Direito, e  tem como missão:
Prestar serviços a comunidade embasado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e nas normas determinadas judicialmente, por meio da reinserção sócio-familiar, da educação e da capacitação para o trabalho dos assistidos, tendo como objetivo último o resgate da cidadania e a busca por uma sociedade mais igualitária.  (PROGRAMA PATRONATO da UNESPAR/FECILCAM, 2014).

É um Programa executado com recursos financeiros do governo do Estado do Paraná, através da Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SETI , Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária – SESP, com apoio da UNESPAR/FECILCAM e Prefeitura Municipal de Campo Mourão.

O Programa tem uma excelente equipe de trabalho composta por:


PROFESSORES/ORIENTADORES
FORMAÇÃO
1. Antonia Maria Bersanetti
Assistente Social
2. Lucia Aparecida Lozano de Souza
Administradora
3. Paulo Sérgio Gonçalves
Advogado
4. Sandra Garcia Neves
Pedagoga
5. Sonia Maria Yassue Okido Rodrigues

Psicóloga / Coordenadora


RECEM – FORMADOS
FORMAÇÃO
6. Ioliani Costa Vigilato


Assistente  Social
7. Juliana Conforto D’arc da silva


Advogada
8. Regiane Gimenes Barbosa


Pedagoga
7. Tatiane Vanessa da Conceição


Psicóloga
10. Zilda Inglez Modena

Assistente Social


GRADUANDOS
AREA DE FORMAÇÃO
11.Aparecida Nélia Garcia

Direito
12. Bruno Gabriel Dal Pasquale
Psicologia
13. Élita Ferreira Dias

Administração
14. Gilson Marques.

Direito
15. Jenniffer Lucas.

Psicologia
16. Kesia Jacqueline Kungel

Serviço Social
17. Marta Aparecida de Souza.

Serviço Social
18. Sara Batista Santiago
Pedagogia
19.Tais Fernanda da Fonseca Luciano

Pedagogia
20. Victor Henrique Krauze Zeni
Administração

O Programa Patronato atualmente atende 672 assistidos em parceria com 70 instituições públicas, religiosas e ONGs.  Esses assistidos são encaminhados pelos juizes da  1ª Vara  e 2ª Vara Criminal, do Juizado Especial da comarca de Campo Mourão o qual  abrange também  os municípios de Farol, Luiziana e Janiópolis.
 
Além do encaminhamento para Prestação de Serviços Comunitários, orienta, acompanha e fiscaliza o cumprimento da pena, oferecendo suporte dos profissionais acima citados,  realiza também as Atividades Sócio-Educativas que está sendo desenvolvidas em forma de palestras, dinâmicas; exercícios; discussões de filmes e documentários, ministrado pela própria equipe do Programa e também  por  profissionais de várias entidades da comunidade com vasta experiência sobre a temática que foram levantadas as demandas pelo grupo de assistidos que participam desta atividade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.