quarta-feira, 26 de outubro de 2016

ABERTURA DO II SECISA E DIA DE COMUNICAÇÕES


Estamos em greve na Unespar. Eu participo com raras exceções, de todos os atos programados pelo comando de greve, mas tinha trabalho científico publicado e fui ao evento do II SECISA  - Seminário de Ciências Sociais Aplicadas da Unespar campus de Campo Mourão-Pr. Aliás evento considerado nas atividades essenciais pelo próprio comando tanto dos professores, quanto dos estudantes que estão ocupando nosso campus.

A abertura foi ontem 25/10/16 no Teatro Municipal de Campo Mourão-Pr e além das falas do coordenador do evento professor Jesus Crepaldi, do diretor do nosso Centro de Áreas professor Adalberto Dias de Souza e do diretor do campus professor Eder Rogério Stela, também tivemos a palestra intitulada "Economia brasileira: retomada do crescimento e geração de emprego" feita com muita propriedade pelo professor doutor Paulo Rogério Alves Brene da UNPE.  Lembrando também da bela organização do cerimonial feito pelo curso de turismo e meio ambiente.

Hoje, 26/10/16, tive o prazer de participar de uma Sala de Comunicações muito bem coordenada pelo professor Welliton Felipe Alves Miranda.

A primeira comunicação da noite foi de autoria de Sérgio Luiz Maybuk e Talyta de Oliveira Carbonari, intitulada "Uma análise socioeconômica entre dois empreendimentos de economia solidária do ramo de separação de materiais recicláveis - COOPERVAÍ (Paranavaí-Pr) e COOPERTRAGE (União da Vitória-Pr). O apresentador fez questão de apresentar nomes de professores e estudantes que de uma forma ou de outra, contribuíram para a coleta de dados da pesquisa. Foram lembrados Helena Edilamar Ribeiro Buch (docente), Leni Camargo (discente), Priscila Senzezem (docente), Sidnei Cieslak (Secretário Municipal de União da Vitória-Pr) e Tatiane Santos Emerich Belmont (discente).

A segunda comunicação foi de autoria de Joze Palani Guarez e Janete Leige Lopes, intitulada "O idoso e sua relação com o mercado de trabalho: uma análise teórico-quantitativa das condições de trabalho da população idosa brasileira ocupada". 

A terceira comunicação foi de autoria de Flávia Xavier de Carvalho e Silvana Souza Netto Mandalozzo, intitulada "O programa de reabilitação profissional: apontamentos históricos e contemporâneos".

A quarta comunicação foi de autoria de Christiane Karla Spielmann, intitulada "O programa de reabilitação profissional do instituto nacional de seguro social:  uma análise do perfil do egresso, no ano de 2014, da agência de previdência social de Campo Mourão-Pr".

A quinta comunicação  foi de autoria de Paulo Roberto Santana Borges, intitulada "Educação financeira como ferramenta para o equilíbrio na gestão das finanças pessoais".

A apresentação das comunicações, envolvendo temas como economia solidária e cooperativas populares de material reciclável apresentada por um economista; a relação dos idosos e o mercado de trabalho apresentado por uma advogada; a questão da reabilitação de segurados do INSS apresentada por uma assistente social e servidora do instituto; a educação financeira apresentada por um economista; e tudo intermediado por um coordenador de sala com a formação de contador, só poderia gerar um belo debate, primeiro porque todos os temas de uma forma ou de outra podem ser relacionados, segundo porque as distintas formações acadêmicas dos apresentadores, com suas objetividades e  subjetividades, aliados aos aspectos ideológicos e hábitos cotidianos no trabalho e na vida , naturalmente proporciona a todos os envolvidos uma leitura diferente de cada questão, mas que se complementam com as demais.

Foi uma noite prazerosa e muito produtiva.        
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.