segunda-feira, 14 de agosto de 2017

ROSALINA LIMA IZEPÃO - O PLANEJAMENTO GOVERNAMENTAL NO PARANÁ



Sou professor universitário e por dever de ofício,  passo boa parte do meu tempo lendo. Leio de tudo um pouco, livros, artigos científicos, sites de economia e política, blogs e de vez em quando para não ficar fora do mundo e de minha região, ainda leio notícias em geral, embora meu computador quase fique manchado de sangue, tamanho é o interesse dos meios de comunicação em publicar desgraças. Para espairecer a cabeça, assisto filmes, de preferência baseados em fatos reais e filmes de época, mas mesmo assim, ao assistir os filmes, o olhar de professor de economia está presente.

Além de professor, em que leciono, oriento monografias e iniciação científica, escrevo artigos, participo de reuniões de colegiado, desenvolvo e /ou participo de projetos que me requerem saídas da cidade (nesse ano, fui duas vezes à Campo Grande-Ms e Paranavaí várias vezes por causa de um em específico), no momento ainda exerço um cargo na reitoria da Unespar em que tenho de cumprir horário para tal.

Compro e ganho vários livros e vou começando a ler, de acordo com o assunto e o tipo do mesmo. Alguns são mais fáceis de ler, outros extremamente técnicos, mas todos com sua importância.

Escrevi todo o “floreio” inicial, para explicar que em 26 de outubro de 2015, por meio da professora atualmente da UEM, doutoranda Rozenilda Luz Oliveira Matos,  (mãe do meu filho Giordano Bruno), tive o prazer de receber a obra intitulada “O planejamento governamental no Paraná – Economia, Estado e Política Econômica”, escrita pela professora doutora e na época chefe de departamento de economia da UEM Rosalina Lima Izepão e que somente hoje consegui terminar de ler.

A obra é oriunda da tese de doutorado dela, em história econômica da USP  e prefaciado pelo orientador professor doutor José Eduardo Marques Mouro.

A obra é muito densa e ótima. É dividida em 4 partes, sendo a primeira, “O planejamento governamental”, a segunda, “A criação e a institucionalização do sistema estadual de planejamento no Paraná (1947-1975)", a terceira, “A prática sistemática do planejamento governamental no Paraná (1975-1995)", e finalmente a quarta, “Políticas neoliberais e a reinterpretação do planejamento paranaense (1995-2003)".

Ela trata dos 30 anos da institucionalização do Sistema Estadual de Planejamento do Paraná que nasceu em 1973.

No primeiro capítulo trata de autores internacionais, nacionais e paranaenses sobre o tema.

No segundo capítulo, primeira parte, discute-se a conjuntura política e econômica paranaense e os primeiros pronunciamentos sobre planejamento governamental, dos governadores de 1947 a 1955 e na segunda parte, já as tentativas de institucionalização do planejamento. Trata dos grupos políticos e econômicos da época liderados por Moisés Lupion (madeireiro) e Bento Munhoz da Rocha Netto (ervateiro) que em campos opostos, dominaram a política paranaense, alternando-se de 1947  a 1960. Depois surgem, Ney Braga,  Paulo Cruz Pimentel, Haroldo Leon Peres, Pedro Viriato Parigot de Souza, João Mansur, Emílio Hoffmann Gomes, Jaime Canet Júnior e novamente Ney Braga   e na terceira parte, reflexão sobre os planejamentos adotados.

No terceiro capítulo, discute a prática sistemática de elaboração de planos quadrianuais, e políticas governamentais de 1975 a  1985 e as diferentes faces de planejamento  e políticas governamentais até 1995, com José Richa,  Álvaro Dias e Roberto Requião.

No quarto capítulo o cunho neoliberal das duas gestões de Jaime Lerner (os outros dois governos do Roberto Requião não foram analisados por estarem ainda em andamento na época da tese).

A obra é importantíssima para qualquer idade. Para os mais jovens  que não conheceram nenhum dos personagens citados é uma excelente oportunidade. Para aqueles que estão na terceira idade, com certeza são testemunhas oculares de história e conhecem todos.

Para aqueles próximos dos 50 anos que é o meu caso, de José Richa até o Jaime Lerner é como se aliasse um filme que já viu com novos conhecimentos técnicos sobre o planejamento e os planos de governo deles. Eu lembro até das campanhas eleitorais de todos eles e da angústia que passei no governo Lerner enquanto servidor público, embora, segundo a autora, em termos de planejamento este inovou e resgatou o que era feito comparativamente na época da década de 1970.

A autora não negligencia nada. Apresenta o que foi de bom e ruim de todos os governos.

Eu particularmente além do aprendizado, fiquei feliz de ver o personagem Belmiro Valverde que foi meu professor na UFPR na época de um outro mestrado que iniciei e também por ver, na parte do final do governo Lerner a criação da nossa querida Unespar,  que por incrível que pareça só saiu do papel no governo Beto Richa.

Penso que a autora Rosalina Lima Izepão merece todos os parabéns pela obra e acredito que todos os prefeitos e prefeitas dos 399 municípios do Estado deveriam ler. Também aqueles que desejam voltar às prefeituras e todos os demais participantes das gestões públicas de qualquer esfera, para entenderem a importância de um planejamento e as dificuldades em cumpri-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.