quinta-feira, 7 de setembro de 2017

A DIFERENÇA ENTRE ALGUMAS AUTORIDADES MOURÃOENSES E O PÚBLICO QUE FOI ASSISTIR O DESFILE DE 7 DE SETEMBRO

Hoje levantei bem cedo e fui assistir o desfile de 7 de setembro em Campo Mourão-Pr.
Eu tinha dois motivos especiais, o primeiro motivo era ver meu enteado Matheus Gabriel desfilar pelo Tiro de Guerra. Muito lindo, emocionante que inclusive arrancou lágrimas do pai dele que veio lá de Foz do Iguaçú-Pr para vê-lo desfilar. 

O segundo motivo era me juntar no final da fila, depois que todos tivessem desfilado, com os companheiros da Frente Brasil Popular que reúne os excluídos da sociedade (companheiros firmes do MST) e demais representações como o Sindicado dos bancários, Sindicato dos servidores municipais, Sindicato da saúde, Sindicato da Eletrosul e outros mais que estavam lá e os companheiros e companheiras professores e professoras vestidos de preto, simbolizando o momento triste, horrível, terrível que o Brasil está vivendo.

Pois bem, como diria o gênio Ariano Suassuna, nosso grupo portava faixas denunciando várias barbaridades que o governo golpista atual, avalizado por uma câmara de deputados e um Senado Federal, na sua ampla maioria, composta por parlamentares que atuam de costas para o povo, aliás, os historiadores têm destacado que a atual câmara federal é possivelmente a pior da história.

Entramos na fila saindo do Clube 10 de outubro e o público dos dois lados da rua nos recebeu com sorrisos, sem vaias, boa parte fotografando, porque se identificaram com o que estava escrito nos cartazes e nas faixas e fomos avançando, quando fomos nos aproximando do palco aconteceu uma das coisas mais vergonhosas e ridículas que eu já na minha querida cidade de Campo Mourão-Pr da qual sou natural.

O locutor antes mesmo do último grupo terminar o desfile, desesperado, foi encerrando o evento, mandou aumentar o som e as "autoridades" saíram correndo do palco como se corre da polícia.

Eu não pude ver a cara de nenhum deles e delas, não deu tempo e olha que eu estava logo nas primeiras filas do nosso grupo que não era pequeno.

Não sei quem estava lá no palco, mas me desculpem a sinceridade, foi uma coisa vergonhosa, um total desrespeito com munícipes trabalhadores, pagadores de impostos, consumidores e frequentadores de todos os espaços públicos que estavam se manifestando. Eu e vários dos e das colegas que estavam ali, vamos ao teatro, vamos aos eventos da academia mourãoense de Letras,  vamos aos eventos da Associação Mourãoense dos Escritores, vamos às festas populares, NÃO SOMOS BANDIDOS e merecíamos um mínimo de respeito dos que estavam na "Tribuna de Honra" para saírem nas fotos.

Mas em compensação como diria a "Poliana", o que realmente nos interessou foi o público que não arredou o pé, fotografando, sorrindo, aplaudindo e também os colegas da imprensa que registraram a nossa participação e que talvez tenham capturado a fuga em massa dos componentes da "Tribuna de Honra".

Sete de setembro é um dia de luta e hoje especialmente um dia de luto. Eu só tenho a lamentar a atitude deplorável que assisti por um lado e comemorar a estratégia frustrada tão comumente usada para tentar burlar manifestações populares, por parte de parcelas de nossos representantes na sociedade .
Dia 10 de outubro é provável que estejamos no desfile novamente e vamos ver se a história muda.

Viva o dia da independência do Brasil, porque é necessário sempre combater o bom combate.

2 comentários:

  1. Bravo professor! Parabéns pela coragem dos manifestantes!

    ResponderExcluir
  2. É realmente vergonhoso, saíram correndo de vergonha, por apoiarem um governo golpista, vergonha essa que vocês também deveriam ter, por apoiarem ladrões.

    ResponderExcluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.