domingo, 26 de novembro de 2017

RECORDAÇÕES DA PEÇA TEATRAL SANTA MARIA GORETTI - RONCADOR-PR - 1985





 FOTO 01
 FOTO 02
 FOTO 03
 FOTO 04
 FOTO 05
 FOTO 06
 FOTO 07
FOTO 08

A tecnologia e os novos meios de comunicação nos permite fazer coisas muito interessantes e rápidas.

Desde que abri uma conta no facebook, comecei a pesquisar e tentar encontrar colegas de escola. Comecei com minha turma do curso de ciências econômicas da Fecilcam (hoje Unespar campus de Campo Mourão-Pr do qual sou docente). Encontrei quase todos, mas os que não têm facebook ficou difícil encontrar.

Os e as colegas do ensino médio, mais difícil de encontrar. Muitos ainda moram lá em Roncador-Pr, outros nunca mais vi e tinha um que além de muito inteligente, nos fazia rir muito que era o Nicolau Chelni. Certa vez, penso que o meu compadre Ilizeu Puretz (que foi prefeito de Roncador-Pr), havia me dito que ela teria ido morar em Curitiba. 

Nessa semana, descobri uma Joana Chelni pelo facebook que mora em Roncador-Pr e ao indagá-la, descobri que é irmã dele e me deu o telefone. Ontem à tarde mantive contato com ele pelo wattsapp e perguntei sobre família e se tinha fotos da nossa peça teatral "Santa Maria Goretti" (santa da ígreja católica, que por tentar escapar de uma tentativa de estupro, bem jovem, acabou levando punhaladas). 

Nós apresentamos a tal peça no extinto Salão Paroquial São Nicolau da igreja ucraniana de Roncador-Pr e também no município de Mato Rico (hoje administrado pelo Marcel Jayre Mendes) filho de um dos meus melhores professores, já falecido, o conhecido João Banda e apresentamos também no distrito de Santo Reis do município de Nova Cantu-Pr.

A foto 01 mostra o Nicolau Chelni aos 55 anos (professor por um longo período) e hoje trabalhando numa indústria em Curitiba-Pr, com sua família feliz, esposa e os dois filhos.

A foto 02 mostra o Nicolau Chelni próximo dos 20 anos, desfilando no aniversário do município de Roncador-Pr, com a camiseta do emblema CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, de acordo com o meu tio Eugenio Orestes Onesko), que eu e minha irmã Rose Mari Maybuk também usamos. Na foto, carregando as letras escola tem 4 alunos, sendo que a primeira parece ser a Neire Becher  e o último o Sebastião Amarildo de Lara, as  duas meninas do meio na foto precisam ser identificadas. E mais atrás, parece ter gente conhecida também.

A foto 03 mostra este que vos escreve fazendo o papel de médico (depois  que a personagem Maria Goretti já havia levado as punhaladas, interpretada pela Alzira Lazarim Milan). Mostra também a Kátia Mara Conrado Flores, filha da querida professora Maria Flores e a de vestido vermelho, salvo engano, é a Rosimeri Voidelo Tietz, esposa do querido amigo Rudimar Tietz, ambos moram em Nova Brasilândia D'Oeste em  Rondônia.   

As foto 04 e 05 -  os policiais interpretados pelo Nicolau Chelni e o Toni (Antonio Bezerra de Lima que não sabemos o paradeiro) e o "assassino" na peça, Edgar Paulo Mendes, irmão do professor citado João Banda. 

A foto 06 - o Nicolau Chelni de policial.

A foto 07 - Depois da apresentação, João Eurich que nunca mais vi, Alzira Lazarim Milan, Nicolau Chelni e  Rosana Voidelo.

A foto 08 da esquerda para a direita 1 (Rosana Voidelo que mora em Rondonia) 2 (Elio Dziubate que mora em Roncador-Pr), 3 (era estagiário da caixa econômica e se chamava Borine), 4 (a querida professora Ema Stresser de Oliveira mora em Roncador-Pr e me ajudou identificar alguns), 5 (João Eurich primo da Maristela Kuchla e não sabemos onde mora), 6 (Rosimeri Voidelo Tietz e mora em Rondonia), 7 - Eu (Sérgio Luiz Maybuk e moro em Campo Mourão-Pr), 8 (George Bednarczuk e mora em Cascavel-Pr), 9 (Maria Helena Greim e mora em Roncador-Pr), 10 (Valdomiro Naberezny e mora em Campo Mourão-Pr), 11 (Alzira Lazarim Milan e de acordo com o  facebook mora em Maringá-Pr), 12 (me parece o nosso deputado estadual e no momento Secretário de Estado do Esporte e Turismo Douglas Fabrício), 13 (Izabel Cristina Greim), 14 (Kátia Mara Conrado Flores e parece que está morando em Curitiba-Pr), 15 (penso ser a Maria Teresa Malamin que mora em Engenheiro Beltrão-Pr) e 16 (Tadeu Gmach e mora em Roncador-Pr).
Abaixados 1 (Amarildo D'Angelo que mora em Roncador-Pr), 2 (Orlando Martins Botelho que mora em Tuneiras do Oeste-Pr), 3 ( Ilizeu Puretz ex-prefeito de Roncador-Pr e morador de lá), 4 (Nicolau Chelni que mora em Curitiba-Pr), 5 (Móises Corrêa, cunhado do Elio Dziubate e mora em Corumbataí do Sul), 6 (Luis Carlos Rodrigues que mora em Roncador-Pr) e finalmente em pé abaixo do palco o Edgar Paulo Mendes que não sei onde está morando.

A matéria é para matar um pouco a saudade daquele tempo bom e também, para que na medida do possível possamos ter contato de todos pelo facebook ou pelo watsapp.         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.