terça-feira, 19 de dezembro de 2017

DESTINO DA LAVADEIRA - SILVANIA MARIA COSTA CARVALHO


No ano de 2017, fui convidado a assistir uma reunião mensal da AME - Associação Mourãoense de Escritores e simplesmente me apaixonei. É muita gente com talento e cada um e cada uma com seu jeito vai se expressando e encantando.

No sábado passado participei do último Sarau do ano e tive o contato com um talento que não conhecia.

Ao menos parte de tal talento. Eu me refiro a escritora Silvania Maria Costa Carvalho. Eu fiz uma matéria recentemente sobre sua última obra CLIQUE AQUI para ler.  
Ela já publicou as seguintes obras:
“No mesmo copo”
“Poesias em voos rasantes”
“As flores que colhi em mim”
“A incrível aventura de ser”.
No Sarau do sábado ela estava sentada no chão assistindo as intervenções. Numa deixa, ela me aparece com uma voz linda cantando uma canção linda e significativa e fiquei encantando. Pedi a letra (extraída do livro "No mesmo copo") para publicar, porque tem muito conteúdo e retrata a vida sofrida de parte do nordeste brasileiro.



DESTINO DE LAVADEIRA

O galo já cantou lá na campina
Vamos levantar menina que tem roupa pra lavar!
Vamos lavar roupa, lavadeira
Lá na pedra, bota a roupa pra quarar...
Chega a hora do almoço
Não tem nada pra comer,
Não tem nada o que fazer
Vendo menino chorar...
É sol que queima
É a fome que aperta,
Só uma verdade é certa:
Destino não quer mudar...
Mesmo que um dia, chegue o mar lá no sertão,
Inda vai faltar o pão
Pra quem tem roupa pra lavar!
Chega a tardinha, junta a trouxa sem demora
É hora de ir embora
Que o sol vai se deitar
E amanhã, antes de raiar o dia,
Co’a barriga ainda vazia,
Outra vez recomeçar!

(CARVALHO,Silvania Maria Costa. No mesmo copo. Sisgraf: Campo Mourão, 2007)

2 comentários:

  1. Silvania Maria Costa Carvalho27 de dezembro de 2017 às 14:15

    Agradeço as palavras gentis em relação à minha poesia. Sei que existem muitos bons escritores e escritoras que estão por aí.Espero que nosso trabalho sirva de estímulo para que venham participar conosco dos encontros da AME.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o seu trabalho e de demais escritores e escritoras da AME vai estimular mais e mais novos projetos. Obrigado pela manifestação.

      Excluir

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.