sexta-feira, 27 de abril de 2018

AS DUAS FORMATURAS DA UNESPAR CAMPUS DE CAMPO MOURÃO DOS GRADUADOS DE 2017

Na condição de professor efetivo da Unespar campus de Campo Mourão, cumpri com prazer minha obrigação de participar das cerimônias de formatura que ocorreram nos dias 25 e 26 de abril de 2018. Normalmente tais cerimônias acontecem em fevereiro, mas ainda estamos com calendários atrasados devido às greves que Governo do Estado do Paraná nos obrigou a fazer. 

Nas duas ocasiões fui citado pelo cerimonial na condição de Auditor e Controlador da Unespar, devido o cargo que ocupo na atual gestão da Unespar.

Na primeira noite a homenageada foi a professora aposentada Rosane Dolarice Lange Schmidt e na segunda noite minha colega de colegiado, a professora doutora Janete Leige Lopes que vai se aposentar. Ambas foram minhas professoras na graduação e depois colegas de trabalho. A professora Janete além de colega de trabalho, foi minha orientadora na especialização em Comércio Exterior com Ênfase para o Mercosul pela antiga Fecilcam e depois foi uma das organizadoras do MINTER - Mestrado Interinstitucional  que nossa instituição fez na gestão do então diretor da Fecilcam professor Antonio Carlos Aleixo com a UFPR e que em 2009 recebi o título de Mestre em Desenvolvimento Econômico pela referida instituição.

Nas duas noites se fez um momento de silêncio pela memória do professor Agenor Krul que também foi diretor da instituição e que faleceu em janeiro de 2018. Na segunda noite também acrescentou-se à memória dos dois alunos do Curso de Turismo e Meio Ambiente que faleceram.    

O diretor do campus de Campo Mourão professor João Marcos Borges Avelar que também é mestre no mesmo curso que mencionei anteriormente, e que em breve defenderá a tese de doutorado fez dois discursos muito firmes nas duas ocasiões. 

Na primeira noite,  além ressaltar a ocasião especial para os formados e especialmente para os familiares presentes, deu destaque para as licenciaturas e papel importante deles e delas na educação que deve transformar as pessoas. Também bateu pesado no descaso em que o governador Beto Richa tratou as universidades nos últimos quatro anos e lembrou do massacre contra os professores com balas de borracha por causa do confisco dos recursos da previdência dos servidores  e também destacou a onda de ódio, intolerância, violência especialmente contra as mulheres e discriminação de todas as formas  que contaminou o Brasil. Fez referência ao período do nazismo que em uma mentira era contada várias e várias vezes até tornar-se uma "verdade" e fez referência a injustiça da prisão do Nelson Mandela na África do Sul e que ficou preso injustamente durante 27 anos e quando saiu, nos braços do povo tornou-se Presidente da República. 

Na segunda noite, salientou que o reitor da UNESPAR professor Antonio Carlos Aleixo não se fez presente por estar em Curitiba na realização do COU - Conselho Universitário,  repetiu as duras críticas anteriormente mencionadas e fez referência a importância dos familiares presentes e destacou que os formados ali em cursos de ciências sociais aplicadas devem trabalhar pelo desenvolvimento econômico da região da COMCAM e outras regiões em que vão atuar.

Sustentou que a se a universidade não contribuir para a transformação econômica e social das vidas das pessoas, não tem sentido de existir. E lembrou aos estudantes de alguns projetos já realizados, destacando um diagnóstico municipal feito pela instituição e nas palavras dele: realizado por mim e pelo professor Sérgio  Maybuk aqui presente e que foi detectado que mais de 90% das empresas eram micro e pequenas e que há um campo enorme de trabalho a ser realizado.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA COM ATENÇÃO!

Este espaço é para você fazer o seu comentário sobre a postagem ou mesmo sobre o blog como um todo. Serão publicados todos os comentários a favor ou contra, desde que não contenham textos ofensivos.
Os comentários serão publicados até 24 horas após o envio.

Se você NÃO quiser se identificar, marque o seu perfil como ANÔNIMO e envie. Se você QUISER se identificar, marque o seu perfil como NOME/URL, escreva o seu nome no campo NOME e deixe o URL em branco e envie.